A COSMOVISÃO TEÍSTA COMO FUNDAMENTO ORIGINAL DA MODERNA PEDAGOGIA
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Como Citar

Ribeiro, M. A. B. (2011). A COSMOVISÃO TEÍSTA COMO FUNDAMENTO ORIGINAL DA MODERNA PEDAGOGIA. PRÁXIS TEOLÓGICA, 7(1). Recuperado de https://adventista.emnuvens.com.br/praxis/article/view/163

Resumo

RESUMO
Há muito tempo o fundamentalismo ateu identifi ca e desqualificado cristianismo conservador, considerando-o como algo próprio de pessoas obtusas possuídas por crenças medievais, principalmente quandoessas crenças se referem ao relato da Criação da Humanidade segundo Gênesis 1. Este artigo, porém, pretende mostrar que passa desapercebido ao criticismo ateísta o fato de que é grande o impulso que a fé cristã tem proporcionado às ciências. Para que fi que mais clara esta constatação, abordou-se, pela reconstituição histórica, o surgimento da Pedagogia Moderna iniciada pelo primeiro pedagogo da história, João Amós Comênio. Demostrar-se-á que a cosmovisão teísta deste Pastor Protestante da Igreja Morávia foi o substrato inicial da pedagogia, que ainda hoje é defendida e praticada em grande medida no meio escolar. Mostrar-se-á também que seria impossível que um educador, movido por convicções não-criacionistas, elaborasse uma pedagogia educacional com tal magnitude e propriedade.

ABSTRACT
For a long time atheist fundamentalists identifi es and disqualifies the conservative Christianity, taking as somethig that belongs to rude people pervaded by medieval beliefs, especially when those beliefs refers to the account of Human Creation according Genesis 1. However, this article intends to show that it passes unnoticed to these atheist critics the fact that is great the impulse that Christian faith has provided for the sciences. To make this conclusion clearer, by the historic reconstitution, we dealt with the emergence of Modern Pedagogy initiated by the fi rst pedagogue of history, John Amos Comenius. It will demonstrate that the theistic worldview of this Protestant Pastor from the Moravian Church was the initial substrate of pedagogy, which in great measure it’s still today defended and practiced in schools. It will also demonstrate that it would be impossible for another teacher, moved by non-creationist convictions, develop an educational pedagogy with such magnitude and property.

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