O CRIME DE GIBEÁ A LUZ DE SUA CORRELAÇÃO COM SODOMA: EXEGESE BÍBLICA E INTERTEXTUALIDADE
PDF

Palavras-chave

Teologia
Intertextualidade
Exegese

Como Citar

Souza, A. C., Silva, D. dos S. da, Souza, J. C. de, & Manzo, C. G. M. (2020). O CRIME DE GIBEÁ A LUZ DE SUA CORRELAÇÃO COM SODOMA: EXEGESE BÍBLICA E INTERTEXTUALIDADE. PRÁXIS TEOLÓGICA, 16(1), e1581. https://doi.org/10.25194/2317-0573.2020v16n1.e1581

Resumo

Neste breve estudo pretende-se um entendimento acerca da mensagem central do texto bíblico de Juízes 19.16-30 a luz de sua correlação com Gênesis 19.1-13, por meio de suas similaridades e diferenças, harmonizando-as, afim de, consequentemente, ressaltar o texto bíblico-histórico como uma alusão literal ao texto bíblico mosaico. Assim objetivou-se traçar um perfil do caso de Gibeá, de Benjamim, bem como da possível intertextualidade com o ocorrido em Sodoma nos tempos de Ló, apresentando um estudo comparativo aos estudiosos do cânon veterotestamentário. Trata-se de uma exegese biblica que intenta          investigar a possível intenção do escritor no caso de Gibeá como um paralelo de Sodoma por meio da perspectiva contextual, o que implica em dizer histórica, geográfica, literária, textual, gramatical, destacando os termos-chave para a compreensão das significações dos símbolos e signos/representações do relato. Vemos em Juízes 19 uma sucessão de fatos aos quis o profeta Oséias menciona como um dos maiores exemplos de corrupção (Oséias 9.9; 10.9). Percebe-se, pelas razões aqui apresentadas, que há em Gibeá um eco histórico do que se passou em Sodoma e Gomorra com Ló, suas filhas e os visitantes celestes. Conclui-se que o caso apresentado em Juízes 19 torna-se uma reconstituição intertextual, com diferentes consequências e implicações, de Genesis 19

https://doi.org/10.25194/2317-0573.2020v16n1.e1581
PDF

Referências

APOLINÁRIO, P. História do texto bíblico: crítica textual. 4. ed. São Paulo: Departamento Gráfico do Instituto Adventista de Ensino, 1990.

ASOCIACIÓN GENERAL DE LA IGLESIA ADVENTISTA DEL SÉPTIMO DIA. Comentario Biblico Adventista del Septimo Dia. Tradução de Victor E. Matta e Nancy Vyhmeister. Buenos Aires: Asociacion Casa Editora Sudamericana, 1995.

BRENNER, A. (Org.). Juízes a partir de uma leitura de gênero. Tradução de Fátima Regina Durães Marques. São Paulo: Paulinas, 2001.

CUNDAL, A. E.; MORRIS, L. Juízes e Rute: introdução e comentário. Tradução de Osvaldo Ramos. São Paulo: Vida Nova, 1986.

GANE, R. Héroes imperfectos de Dios. Traducción de Félix Cortés A. Florida. Buenos Aires: Asociación Casa Sudamericana, 1996.

HAMLIN, E. J. At Risk in the Promised Land: A Commentary on the Book of Judges. Grand Rapids, Michigan: W. B. Eerdmans, 1990. (International Theological Commentary).

LEAL, J. Livros históricos. 2010. Notas de aula.

MESQUITA, A. N. Estudo nos livros de Josué, Juízes e Rute: uma nação que se forma. 2. ed. Rio de Janeiro: Juerp, 1979.

MOODY. Comentário Bíblico de Moodle. Chicago: Moodle Bible Institute of Chicago, 2001.

NUEVO Comentário Ilustrado de la Biblia. Nashville: Editorial Caribe, 2003.

REID, G. W. Compreendendo as Escrituras: uma abordagem adventista. Engenheiro Coelho: Unaspress, 2007.

REID, G. W. Compreendendo as Escrituras: uma abordagem adventista. Engenheiro Coelho: Unaspress, 2007.

SHEDD, R. Novo Comentário da Bíblia. São Paulo: Vida Nova, 2000.

VAUX, R. Instituições de Israel do Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2004.

WALVOORD, J. F.; ZUCK, R. B. The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures. Wheaton, Illinois: Victor Books, 1983-c1985.

Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.