MAPEAMENTO DE PROCESSOS EM UMA CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CLIENTE DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Autores

  • Alline Oliveira Vargas Rocha Faculdade Adventista da Bahia
  • Anselmo Cordeiro de Souza
  • Jó Santos da Silva Uniaene

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v22i1.2368

Resumo

Objetivo: O objetivo geral deste trabalho foi identificar os processos operacionais realizados em uma Central de Atendimento de uma Instituição de Ensino privada e confessional.  Método: Trata-se de um estudo de caso único em uma Central de Atendimento. Utilizou-se o método de mapeamento de processos draw.io (Diagrams.net), bem como optou-se pela utilização também do “Miro”, por possuir um design mais visual e tecnológico. Para o mapeamento em si, segue-se as seguintes etapas: definição dos processos a serem mapeados (definidos juntos a gerência); análise e descrição das etapas e variáveis de cada processo (foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gerentes, supervisores e assistentes); construção do mapeamento através de fluxogramas (draw.io/miro).   Resultados: Destaca-se, que entre os processos da CA estão a captação de alunos; matrículas de graduação; matrículas de educação básica; matrículas de especialização; matrículas de cursos livres; acompanhamento de egressos e processos de CRC (Centro de Recuperação de créditos). Considerações finais: O desenvolvimento do mapeamento de processos contribuiu como método de gestão das informações dos processos, dando subsídios para uma gestão orientada por evidências documentadas.

Biografia do Autor

Alline Oliveira Vargas Rocha, Faculdade Adventista da Bahia

Atual assistente administrativo na Central de Atendimento da Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA). Já atuou como lider administrativo na empresa Parada Gourmet, Cachoeira, Bahia. Formada em Administração de Empresas pela Faculdade Adventista da Bahia (FADBA). Atuou como presidente da Sete Júnior, empresa júnior da Faculdade Adventista da Bahia (2022-2023) e assistente de marketing na Sete Júnior (2021-2022). Buscando sempre novas oportunidades de crescimento acadêmico, profissional e pessoal.

Anselmo Cordeiro de Souza

Mestre em Promoção da Saúde e MBA em Gestão de Pessoas por competência, ambos pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP); Bacharel em Teologia pelo Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia (SALT); Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Paulista São José (FPSJ). Atuou como palestrante, ministrando principalmente temas voltados à promoção da saúde e qualidade de vida, treinamento comportamental, desenvolvimento humano e atendimento ao cliente. Fez parte da equipe de capelania da clínica Retiro de Itapecerica da Serra - São Paulo. Atuou como professor universitário, editor acadêmico e assessor pedagógico. Atualmente é empreendedor, assessor e pesquisador independente, com foco em metodologias interdisciplinares de pesquisa, tecnologias educacionais intersetoriais e aplicações na promoção e educação em saúde, e em temas com intersecções teológicas e religiosas.

Jó Santos da Silva, Uniaene

Especialista em Gestão de Negócios pela UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco. Bacharel em Administração pela FAAD - Faculdade Adventista de Administração do Nordeste. Atua como professor na Rede Adventista de Educação Superior (Campus FADBA - Bahia). Também desenvolve atividades de coordenação e orientação dos seguintes órgãos: Empresa Júnior e do Núcleo de Empreendedorismo de Inovação - NEI. Ademais, desenvolve função consultiva, propositiva e de assessoramento sobre matéria de natureza acadêmica do Núcleo Docente Estruturante - NDE, para os seguintes cursos, a saber: Administração, Ciências Contábeis e Gestão da Tecnologia da Informação. Atividades estas, também desenvolvidas na Rede Adventista de Educação Superior (Campus FADBA - Bahia). Fundador da Hub Gênesis Ltda, uma plataforma de ideação e cocriação de projetos de negócios com soluções em desenvolvimento educacional e em consultoria empresarial. 

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Publicado

2025-11-12

Como Citar

Oliveira Vargas Rocha, A., Cordeiro de Souza, A., & Santos da Silva, J. (2025). MAPEAMENTO DE PROCESSOS EM UMA CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CLIENTE DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO. Revista Formadores, 22(1). https://doi.org/10.25194/rf.v22i1.2368

Edição

Seção

Artigos