EDUCAÇÃO EM COMBATE À DISCRIMINAÇÃO ÉTNICA E CULTURAL:

UM DEBATE SOBRE ENSINO DA HISTÓRIA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v21i2.2078

Resumo

Este artigo aborda a questão da discriminação étnica e cultural, considerando o contexto histórico brasileiro com seus reflexos na sociedade atual e discute o papel da educação como ferramenta crucial na luta contra a discriminação e promoção da igualdade social. O objetivo primordial deste texto consiste em trazer ao debate a necessidade de reavaliar a narrativa histórica construída a respeito da condição de brasileiros e brasileiras de origem afrodescendentes e indígenas, ressaltando a importância de valorizar esses grupos e reconhecer suas contribuições para a construção histórica, social e cultural do país. O estudo fundamentado em documentos normativos como Constituição Federal (CF), Lei 9394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que estabelecem a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar e a Lei 13415/2017 que estabeleceu a BNCC.  Assim, tem-se como objetivo, demonstrar a relevância da educação no enfrentamento da discriminação étnica e cultural no país, com base em uma revisão de literatura narrativa. 

Palavras-chave: Racismo; Discriminação étnica e cultural; Lei 10.639/03. Lei 11.645/08 

Biografia do Autor

Giza Guimarães Sales, Centro Universitário Universitário Adventista de São Paulo - UNASP

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Pós-graduada em Psicopedagogia clínico-institucional e em Gestão da Educação Infantil. Graduada em Pedagogia pela UNESP e em Letras pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Sócia fundadora do “Espaço Potencial” - Associação de pais e amigos da Criança e do Jovem Autista; Coordenadora do Grupo de estudos e pesquisas AGOGE (CNPq-UNASP), vice-líder do Grupo de pesquisa HIDEA Brasil (CNPq-UNESP). Atua como docente na Graduação e no Mestrado Profissional em Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Vivian Simões, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Mestre em Educação pela UNASP. Graduada em Direito pela Universidade Santa Cecília. Atualmente é gerente geral da Escola e Faculdade de Tecnologia São Vicente - Fortec Fatef.

Downloads

Publicado

2024-08-30

Como Citar

Sales, G. G., & Simões, V. (2024). EDUCAÇÃO EM COMBATE À DISCRIMINAÇÃO ÉTNICA E CULTURAL:: UM DEBATE SOBRE ENSINO DA HISTÓRIA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA . Revista Formadores, 21(2). https://doi.org/10.25194/rf.v21i2.2078

Edição

Seção

Artigos