O ensino da teoria evolucionista na perspectiva dos professores de ciências da rede adventista de ensino
Palabras clave:
evolução, ensino, professores, rede adventista de ensinoResumen
O presente estudo se baseia na análise das perspectivas dos professores de ciências da rede adventista sobre o ensino da teoria evolucionista. Tendo em vista que essas escolas têm uma filosofia baseada nos princípios bíblico-cristãos, é necessário que os professores tenham concepções claras a respeito da teoria em questão. Objetivou-se nesse artigo investigar as concepções teóricas dos professores de ciências da rede adventista sobre o ensino da teoria evolucionista. A base teórica conceitual emerge das contribuições de autores como Collins (2007); Mcgrath (2005); Barbour (2004); Goedert (2004); Futuyma (2002); Roth (2010); Nahor (2004); Dawkins (2009); Creswell (2010). A opção metodológica pauta-se na abordagem de natureza qualitativa, com utilização de entrevista como método para coleta de dados e registros. Conclui-se que os professores ensinam evolução apenas como requisito de trabalho e também pelo fato de ser um conteúdo exigido no currículo de biologia, levando-se em conta as justificativas apresentadas todos afirmaram que não é possível conciliar as duas explicações para as origens.
Citas
ARAUJO, G. P. Conceitos de evolucionismo e criacionismo. São Paulo: Gráficas Alfa, 1990.
ASSOCIACAO MINISTERIAL DA ASSOCIACAO GERAL DOS ADVENTISTAS DO SETIMO DIA; GRELLMANN, H. Nisto cremos: as 28 crenças fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia. 8 ed. São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2008.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1970.
BRAND, Leonard. Fé, razão e história da terra. São Paulo: UNASPPRESS, 2005.
BAUER, M. W; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
BARBOUR, Ian G. Quando a ciência encontra a religião. São Paulo: Cultrix, 2004.
BELL, Judith. Projeto de pesquisa: guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BÍBLIA SAGRADA. Revista e Atualizada no Brasil. 2 ed. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Sociedade Bíblica do Brasil, São Paulo.
BORGES, M. Criacionismo. Disponível em: <http://www.criacionismo.com.br>. Acesso em: 28 dez. 2011.
COLLINS, F. A linguagem de Deus: um cientista apresenta evidencias de que Ele existe. São Paulo: Gente, 2007.
CINTRA, J. P. Evolucionismo: mito e realidade. São Paulo: Quadrante, 1988.
CRESWELL, John. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Trad. Magda França Lopes. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DARWIN, Charles. Origem das espécies. Lisboa: Lello, 2009.
DAWKINS, Richard. O espetáculo da vida: a prova da evolução. Trad. Isabel Mafra. Alfragide: Casa das Letras, 2009.
DIAS, Marcia Cristina Espineira. Docentes de ciências e formação continuada. In: I Encontro Regional de Ensino de Biologia. Anais. Universidade Federal Fluminense, 2001.
FLORI J; RASOLOFOMASOANDRO, H. Em busca das origens: evolução ou criação? Brasília: Sociedade Criacionista Brasileira, 2001.
FUTUYMA, D. J. Biologia evolução, ciências e sociedade. In: 48º Congresso Nacional de Genética. São Paulo: 2002.
FUTUYMA, D. J. Biologia evolutiva. Trad. De Mario de Vivo e Fábio de Melo Sene. Ribeirão Preto: 2 ed. Sociedade Brasileira de Genética/CNPq, 1992.
GIBSON. Criacionistas e evolucionistas: terreno comum? Revista Diálogo. v. 2, 1990.
GOEDERT, Lidiane. A formação do professor de biologia na UFSC e o ensino da evolução biológica. Dissertação apresentada ao Mestrado em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Orientadora Profª. Dra. Vivian Leyser da Rosa, 2004.
JUNKER, R; SCHERER, S. Evolução: um livro crítico. Brasília: Sociedade Criacionista Brasileira, 2002.
LIMA, C. P. Evolução biológica: controvérsias. São Paulo: Ática, 1993.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MADEIRA, Andréa. Fé e evolução: a influência de crenças religiosas sobre a criação do homem na aprendizagem da teoria da evolução com alunos do 3º ano do ensino médio. Dissertação apresentada ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião à PUC/SP. Orientador Prof. Dr. Eduardo Rodrigues da Cruz, 2007.
MARTINELLI , Maria (Org.) et al. Pesquisa qualitativa: um instigante desafio. São Paulo: Veras, 1999.
MICHEL, Maria. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: um guia prático para o acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. São Paulo: Atlas, 2009.
PIOLLI, A; DIAS, S. Escolas não dão destaque à evolução biológica. Disponível em:<http://www.consciencia.com.br>. Acessado em: 10maio 2012.
PUIG, J. M. A construção da personalidade moral. São Paulo: Ática, 1998.
ROTH, A. Origens: relacionando a ciência com a bíblia. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2001.
ROTH, A. A ciência descobre Deus: evidências convincentes de que o Criador existe. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2010.
RITTER, Orlando R. Estudos em ciência e religião. São Paulo: IAE, 1978.
RIDLEY, Mark. Evolução. Tradução de Henrique Bunselmeyer Ferreira, Luciane Passaglia, Rivo Fischer. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
RUSS, Jacqueline. Dicionário de filosofia. São Paulo: Scipione, 1991.
SANTOS, R; BAPTISTA, G. A origem da vida nos livros didáticos de ciências produzidos por uma editora de tradição cristã: análises a luz do pluralismo epistemológico. Dissertação apresentada, 2009.
SEPULVEDA, Claudia; EL-HANI, CharbelNiño. Ensino de Evolução: uma experiência na formação inicial de professores de Biologia. Pp. 21-45, in: TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini; RAZERA, Júlio César Castilho (orgs.). Ensino de Ciências: Pesquisas e pontos em discussão. Campinas: Komedi, 2009.
SILVA NETO, Christiano P. Origens - A Verdade Objetiva dos Fatos. Belo Horizonte, MG: Origens, 1999.
SOUZA JR, Nahor Neves. Uma breve história da Terra. São Paulo: UNASPRESS.
TAYLOR, Kenneth N; OLIVEIRA, Adiel A. Evolução: a resposta bíblica para jovens. São Paulo: Mundo Cristão, 1973.
TODESCHINI, Marcos. Graças a Deus e não a Darwin. Revista VEJA, Edição 2025, 12 de setembro de 2007
VINCENTI, L. Educação e liberdade. São Paulo: Unesp, 1994.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
WHITE, Ellen G. Testemunhos para a igreja. Tradução de Cesar Luis Pagani. São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, vol. IV, 2003.
WHITE, Ellen G. Educação. 9 ed. Santo André: Casa Publicadora Brasileira, 2008.