O ensino da teoria evolucionista na perspectiva dos professores de ciências da rede adventista de ensino

Authors

  • Wellington Gil Rodrigues FACULDADES ADVENTISTAS DA BAHIA
  • Priscila Prazeres Clementino Faculdades Adventistas da Bahia

Keywords:

evolução, ensino, professores, rede adventista de ensino

Abstract

O presente estudo se baseia na análise das perspectivas dos professores de ciências da rede adventista sobre o ensino da teoria evolucionista. Tendo em vista que essas escolas têm uma filosofia baseada nos princípios bíblico-cristãos, é necessário que os professores tenham concepções claras a respeito da teoria em questão. Objetivou-se nesse artigo investigar as concepções teóricas dos professores de ciências da rede adventista sobre o ensino da teoria evolucionista. A base teórica conceitual emerge das contribuições de autores como Collins (2007); Mcgrath (2005); Barbour (2004); Goedert (2004); Futuyma (2002); Roth (2010); Nahor (2004); Dawkins (2009); Creswell (2010). A opção metodológica pauta-se na abordagem de natureza qualitativa, com utilização de entrevista como método para coleta de dados e registros. Conclui-se que os professores ensinam evolução apenas como requisito de trabalho e também pelo fato de ser um conteúdo exigido no currículo de biologia, levando-se em conta as justificativas apresentadas todos afirmaram que não é possível conciliar as duas explicações para as origens. 

Author Biographies

Wellington Gil Rodrigues, FACULDADES ADVENTISTAS DA BAHIA

Pedagogo (Universidade Estadual do Maranhão)

Mestre em Educação (Universidade Federal do Maranhão)

Doutorando em História das Ciências (Universidade Federal da BAhia)

Professor de Ciência e Religião FADBA

Priscila Prazeres Clementino, Faculdades Adventistas da Bahia

Pedagoga pela Faculdades Adventistas da Bahia

References

ARAUJO, G. P. Conceitos de evolucionismo e criacionismo. São Paulo: Gráficas Alfa, 1990.

ASSOCIACAO MINISTERIAL DA ASSOCIACAO GERAL DOS ADVENTISTAS DO SETIMO DIA; GRELLMANN, H. Nisto cremos: as 28 crenças fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia. 8 ed. São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2008.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1970.

BRAND, Leonard. Fé, razão e história da terra. São Paulo: UNASPPRESS, 2005.

BAUER, M. W; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.

BARBOUR, Ian G. Quando a ciência encontra a religião. São Paulo: Cultrix, 2004.

BELL, Judith. Projeto de pesquisa: guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BÍBLIA SAGRADA. Revista e Atualizada no Brasil. 2 ed. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Sociedade Bíblica do Brasil, São Paulo.

BORGES, M. Criacionismo. Disponível em: <http://www.criacionismo.com.br>. Acesso em: 28 dez. 2011.

COLLINS, F. A linguagem de Deus: um cientista apresenta evidencias de que Ele existe. São Paulo: Gente, 2007.

CINTRA, J. P. Evolucionismo: mito e realidade. São Paulo: Quadrante, 1988.

CRESWELL, John. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Trad. Magda França Lopes. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DARWIN, Charles. Origem das espécies. Lisboa: Lello, 2009.

DAWKINS, Richard. O espetáculo da vida: a prova da evolução. Trad. Isabel Mafra. Alfragide: Casa das Letras, 2009.

DIAS, Marcia Cristina Espineira. Docentes de ciências e formação continuada. In: I Encontro Regional de Ensino de Biologia. Anais. Universidade Federal Fluminense, 2001.

FLORI J; RASOLOFOMASOANDRO, H. Em busca das origens: evolução ou criação? Brasília: Sociedade Criacionista Brasileira, 2001.

FUTUYMA, D. J. Biologia evolução, ciências e sociedade. In: 48º Congresso Nacional de Genética. São Paulo: 2002.

FUTUYMA, D. J. Biologia evolutiva. Trad. De Mario de Vivo e Fábio de Melo Sene. Ribeirão Preto: 2 ed. Sociedade Brasileira de Genética/CNPq, 1992.

GIBSON. Criacionistas e evolucionistas: terreno comum? Revista Diálogo. v. 2, 1990.

GOEDERT, Lidiane. A formação do professor de biologia na UFSC e o ensino da evolução biológica. Dissertação apresentada ao Mestrado em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Orientadora Profª. Dra. Vivian Leyser da Rosa, 2004.

JUNKER, R; SCHERER, S. Evolução: um livro crítico. Brasília: Sociedade Criacionista Brasileira, 2002.

LIMA, C. P. Evolução biológica: controvérsias. São Paulo: Ática, 1993.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MADEIRA, Andréa. Fé e evolução: a influência de crenças religiosas sobre a criação do homem na aprendizagem da teoria da evolução com alunos do 3º ano do ensino médio. Dissertação apresentada ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião à PUC/SP. Orientador Prof. Dr. Eduardo Rodrigues da Cruz, 2007.

MARTINELLI , Maria (Org.) et al. Pesquisa qualitativa: um instigante desafio. São Paulo: Veras, 1999.

MICHEL, Maria. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: um guia prático para o acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. São Paulo: Atlas, 2009.

PIOLLI, A; DIAS, S. Escolas não dão destaque à evolução biológica. Disponível em:<http://www.consciencia.com.br>. Acessado em: 10maio 2012.

PUIG, J. M. A construção da personalidade moral. São Paulo: Ática, 1998.

ROTH, A. Origens: relacionando a ciência com a bíblia. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2001.

ROTH, A. A ciência descobre Deus: evidências convincentes de que o Criador existe. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2010.

RITTER, Orlando R. Estudos em ciência e religião. São Paulo: IAE, 1978.

RIDLEY, Mark. Evolução. Tradução de Henrique Bunselmeyer Ferreira, Luciane Passaglia, Rivo Fischer. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

RUSS, Jacqueline. Dicionário de filosofia. São Paulo: Scipione, 1991.

SANTOS, R; BAPTISTA, G. A origem da vida nos livros didáticos de ciências produzidos por uma editora de tradição cristã: análises a luz do pluralismo epistemológico. Dissertação apresentada, 2009.

SEPULVEDA, Claudia; EL-HANI, CharbelNiño. Ensino de Evolução: uma experiência na formação inicial de professores de Biologia. Pp. 21-45, in: TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini; RAZERA, Júlio César Castilho (orgs.). Ensino de Ciências: Pesquisas e pontos em discussão. Campinas: Komedi, 2009.

SILVA NETO, Christiano P. Origens - A Verdade Objetiva dos Fatos. Belo Horizonte, MG: Origens, 1999.

SOUZA JR, Nahor Neves. Uma breve história da Terra. São Paulo: UNASPRESS.

TAYLOR, Kenneth N; OLIVEIRA, Adiel A. Evolução: a resposta bíblica para jovens. São Paulo: Mundo Cristão, 1973.

TODESCHINI, Marcos. Graças a Deus e não a Darwin. Revista VEJA, Edição 2025, 12 de setembro de 2007

VINCENTI, L. Educação e liberdade. São Paulo: Unesp, 1994.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

WHITE, Ellen G. Testemunhos para a igreja. Tradução de Cesar Luis Pagani. São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, vol. IV, 2003.

WHITE, Ellen G. Educação. 9 ed. Santo André: Casa Publicadora Brasileira, 2008.

Published

2014-06-18

How to Cite

Rodrigues, W. G., & Clementino, P. P. (2014). O ensino da teoria evolucionista na perspectiva dos professores de ciências da rede adventista de ensino. Revista Formadores, 7(3), 05. Retrieved from https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/481