ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA A CONSTRUÇÃO DE EXPERIÊNCIA DE CONSUMO ONLINE DA NETFLIX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v22i1.2062

Resumo

A utilização de estratégias de marketing digital é, atualmente, uma necessidade no cenário mercadológico competitivo global e, por isso, empresas de todo o mundo estão buscando promover melhores experiências de consumo online aos seus consumidores. A Netflix é uma plataforma de streaming com alta relevância no mercado brasileiro e auferiu aumentos considerados no número de assinantes durante o período pandêmico, sempre se destacando nas redes pela alta interatividade com seus seguidores e clientes. Tendo-a como um case de sucesso nesta área, este trabalho objetivou compreender quais as estratégias de marketing digital utilizadas pela empresa Netflix para construir a experiência de consumo online para seus clientes. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo descritivo com base em observação e coleta de dados no perfil oficial da plataforma do Instagram da Netflix Brasil durante o mês de maio de 2023. Os resultados apontam que o sucesso da empresa na rede social, com mais de 39 milhões de seguidores, dá-se porque a Netflix faz uso de estratégias de interação e viralização de conteúdos para a promoção de seus produtos audiovisuais do catálogo de streaming, por meio de stories interativos, criação e compartilhamento de memes de personagens marcantes de seus séries e filmes, legendas criativas e comentários bem humorados, além do uso da imagem de artistas contratados pela empresa que têm bom apelo junto ao público brasileiro. Este estudo contribui com a ampliação da discussão e conhecimento acerca do marketing digital, a partir da utilização de estratégias para a promoção de experiência de consumo online. Os resultados podem ser utilizados por gestores e profissionais de marketing para que possam desenvolver e aplicar estratégias que sejam mais assertivas no ambiente online.

Biografia do Autor

João Henriques de Sousa Júnior, UFOB

Professor Adjunto da área de Administração Mercadológica na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Diego Delfino, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Michele Raasch, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora e tutora de gestão e negócios. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Pelotas/RS. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Pelotas/RS.

Bianca Gabriely Ferreira Silva, Universidade de Pernambuco

Professora Adjunta na Universidade Estadual de Pernambuco (UPE) – Campus Caruaru, Administradora pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre e Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado

2025-11-12

Como Citar

Sousa Júnior, J. H. de, Delfino, D., Raasch, M., & Silva, B. G. F. (2025). ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA A CONSTRUÇÃO DE EXPERIÊNCIA DE CONSUMO ONLINE DA NETFLIX. Revista Formadores, 22(1). https://doi.org/10.25194/rf.v22i1.2062

Edição

Seção

Artigos