ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA A CONSTRUÇÃO DE EXPERIÊNCIA DE CONSUMO ONLINE DA NETFLIX
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v22i1.2062Abstract
A utilização de estratégias de marketing digital é, atualmente, uma necessidade no cenário mercadológico competitivo global e, por isso, empresas de todo o mundo estão buscando promover melhores experiências de consumo online aos seus consumidores. A Netflix é uma plataforma de streaming com alta relevância no mercado brasileiro e auferiu aumentos considerados no número de assinantes durante o período pandêmico, sempre se destacando nas redes pela alta interatividade com seus seguidores e clientes. Tendo-a como um case de sucesso nesta área, este trabalho objetivou compreender quais as estratégias de marketing digital utilizadas pela empresa Netflix para construir a experiência de consumo online para seus clientes. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo descritivo com base em observação e coleta de dados no perfil oficial da plataforma do Instagram da Netflix Brasil durante o mês de maio de 2023. Os resultados apontam que o sucesso da empresa na rede social, com mais de 39 milhões de seguidores, dá-se porque a Netflix faz uso de estratégias de interação e viralização de conteúdos para a promoção de seus produtos audiovisuais do catálogo de streaming, por meio de stories interativos, criação e compartilhamento de memes de personagens marcantes de seus séries e filmes, legendas criativas e comentários bem humorados, além do uso da imagem de artistas contratados pela empresa que têm bom apelo junto ao público brasileiro. Este estudo contribui com a ampliação da discussão e conhecimento acerca do marketing digital, a partir da utilização de estratégias para a promoção de experiência de consumo online. Os resultados podem ser utilizados por gestores e profissionais de marketing para que possam desenvolver e aplicar estratégias que sejam mais assertivas no ambiente online.