PROJETO DIGNITY: DESEVOLVIMENTO E AUFERIÇÃO DE VALIDADE DE MANUAL DE CAPACITAÇÃO TEOLOGICA SOBRE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMUNITARIA PARA MEMBROS DE UMA IGREJA UNIVERSITÁRIA

Palavras-chave

Teologia
Missão Urbana
Ação Social Comunitária
Prática Pastoral

Como Citar

Fabian Costa Fernandes, C., & Cordeiro de Souza, A. (2024). PROJETO DIGNITY: DESEVOLVIMENTO E AUFERIÇÃO DE VALIDADE DE MANUAL DE CAPACITAÇÃO TEOLOGICA SOBRE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMUNITARIA PARA MEMBROS DE UMA IGREJA UNIVERSITÁRIA . PRÁXIS TEOLÓGICA, 20(1 - Fluxo Contínuo (Ahead Of Print), e2176. https://doi.org/10.25194/2317-0573.2024v20n1.e2176

Resumo

O preparo da Igreja no sentido de cumprir seu papel missional requer uma ação formativa que vise a uma capacitação dos membros para o engajamento na comunidade. Isso significa que é necessário realizar um treinamento que ofereça oportunidade às pessoas para que reflitam teologicamente sobre os fundamentos para seu envolvimento em ações que tenham como objetivo principal produzir uma transformação holística naqueles que serão alvo do testemunho da Igreja.  Com esse propósito, foi preparado um manual de capacitação para o Projeto “Dignity. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo relatar o desenvolvimento de manual de capacitação destinado a servir como material de apoio para a capacitação de membros de uma igreja sediada em campus universitário na realização do Projeto Dignity, que por sua vez, teve como principal intenção ajudar no resgate da dignidade das famílias carentes, por meio da construção ou reforma de unidades sanitárias domiciliares. Após apreciação do comitê de ética em pesquisa, aprovado pelo parecer no 4.991.650 (CAAE 51193821.0.0000.0042). A validação de conteúdo do referido manual de apoio foi mediada por profissionais com expertise na área temática do manual de apoio, atuando como juízes, a quem foi solicitado responder à pergunta aberta “Quais informações devem ser descritas em um material de ensino sobre o papel missional assistencial da Igreja?”. Emitindo sugestões acerca da temática a serem consideradas na construção/adequação do material e preenchendo checklist sobre o material educativo produzido. Foram convidados 45 experts, dos quais 21 aceitaram participar do estudo. Após tabuladas, as respostas dos especialistas foram analisadas no Microsoft Excel®, e verificada a concordância por estatística descritiva. Destaca-se que, de modo geral, todos os itens se mostraram adequados para a maior proporção dos juízes.

https://doi.org/10.25194/2317-0573.2024v20n1.e2176

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