Resumo
A igreja é chamada a causar um impacto positivo no mundo. Na metáfora de Jesus sobre o sal da terra e a luz do mundo, esse desafio fica evidente. Mas como ela pode realmente fazer diferença no mundo de modo que traga real transformação à vida das pessoas e da comunidade? A partir dos evangelhos são encontrados os fundamentos bíblicos para uma proposta de transformação comunitária alinhada com o método de Cristo. A busca pela fundamentação bíblica para nossa prática missionária é legítima, porém deve ser feita com cuidado a fim de que os textos não sejam utilizados como pretextos. Esse perigo consiste em usar as Escrituras como base para as ideias preconcebidas, atitude inadequada quando o objetivo é estabelecer uma teologia bíblica de missão que seja consistente. No presente trabalho, é realizada uma breve análise de textos que podem apontar alguns dos pontos essenciais do ministério público de Cristo, aplicados a missão da igreja como agente de transformação social.
Referências
BOSCH, David J. Missão transformadora: mudanças de paradigma na Teologia da Missão. Tradução de Geraldo Korndörfer e Luís M. Sander. São Leopoldo: EST, Sinodal, 2002.
COSTAS, Orlando. Christ Outside the Gate: Mission beyond Christendom. Eugene, OR: Wipf and Stock, 2005.
PADILLA, C. René. O que é missão integral? Viçosa: Ultimato, 2009.
PIRAGINE JUNIOR, Pascoal. Crescimento integral da Igreja: uma visão prática do crescimento em múltiplas dimensões. São Paulo: Vida, 2006.
SEGURA C., Harold. Ser Iglesia en la “Era del Vacío”. El Paso: Editorial Mundo Hispano, 2011.
STOTT, John. Eu creio na pregação. Tradução de Gordon Chown. São Paulo: Vida, 2003.
WRIGHT, Christopher J. H. A missão de Deus: desvendando a grande narrativa da Bíblia. São Paulo: Vida Nova, 2014.
WRIGHT, Christopher J. H. A missão do povo de Deus: uma teologia bíblica da Missão. São Paulo: Vida Nova, 2012.
BAUMAN, Zygmunt. O amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.