IMPLICAÇÕES DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA NO RECÔNCAVO BAIANO
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v21i2.2143Resumo
Este estudo examina o impacto da implementação de um programa de educação financeira em uma escola no Recôncavo Baiano, focando no comportamento financeiro de alunos do 2º ano do ensino médio. Utilizando uma abordagem de estudo de caso com métodos mistos, a pesquisa coletou dados qualitativos e quantitativos por meio de questionários. Os resultados indicam melhorias significativas no comportamento financeiro dos alunos após a implementação do programa, refletidas na crescente conscientização sobre conceitos financeiros e mudanças nos padrões de consumo. Destaca-se que 81,8% dos alunos acreditam que o conteúdo de educação financeira influencia positivamente sua compreensão sobre conceitos financeiros. Este estudo destaca a importância da educação financeira e o papel fundamental desempenhado por educadores, gestores escolares e autoridades públicas. Contribuindo para a compreensão da eficácia dos programas de educação financeira nas escolas, fornecendo percepções valiosas para educadores, formuladores de políticas e pesquisadores interessados no desenvolvimento de habilidades financeiras entre os jovens.