IMPLICAÇÕES DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA NO RECÔNCAVO BAIANO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v21i2.2143

Resumen

Este estudo examina o impacto da implementação de um programa de educação financeira em uma escola no Recôncavo Baiano, focando no comportamento financeiro de alunos do 2º ano do ensino médio. Utilizando uma abordagem de estudo de caso com métodos mistos, a pesquisa coletou dados qualitativos e quantitativos por meio de questionários. Os resultados indicam melhorias significativas no comportamento financeiro dos alunos após a implementação do programa, refletidas na crescente conscientização sobre conceitos financeiros e mudanças nos padrões de consumo. Destaca-se que 81,8% dos alunos acreditam que o conteúdo de educação financeira influencia positivamente sua compreensão sobre conceitos financeiros. Este estudo destaca a importância da educação financeira e o papel fundamental desempenhado por educadores, gestores escolares e autoridades públicas. Contribuindo para a compreensão da eficácia dos programas de educação financeira nas escolas, fornecendo percepções valiosas para educadores, formuladores de políticas e pesquisadores interessados no desenvolvimento de habilidades financeiras entre os jovens.

Biografía del autor/a

Ricardo Saraiva Bacelar, UNIANE

Graduado em Administração pela Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

Eva Rodrigues de Brito , UNIANE

Graduada em Administração pela Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

Ivo Pedro Gonzalez Junior, UNIANE

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. com doutorado sanduíche na UFRGS. Mestre em Administração pela UNIFACS. Graduado em Administração com especialização em Administração e Sistemas de Informação e também em Docência do Ensino Superior. Graduado em Ciências Contábeis e Pedagogia.

Publicado

2024-08-30

Cómo citar

Saraiva Bacelar, R., Rodrigues de Brito , E., & Gonzalez Junior, I. P. (2024). IMPLICAÇÕES DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA NO RECÔNCAVO BAIANO . Revista Formadores, 21(2). https://doi.org/10.25194/rf.v21i2.2143