RECIFES DOS SABERES: A FORMAÇÃO DOCENTE COMO MOSAICO DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v21i3.2135Resumo
Este estudo mergulha na formação de docentes da educação básica frente ao processo de inclusão de alunos com deficiência. O objetivo proposto, foi compreender como os docentes enfrentam e se adaptam aos desafios da inclusão, com ênfase na formação e prática docente por meio de narrativas, com o intuito de aprimorar a inclusão no ambiente educacional. A pesquisa, de natureza qualitativa, ancora-se na abordagem narrativa (auto)biográfica. Como método de coleta de informações, utilizou-se entrevistas narrativas, que foram gravadas, transcritas e analisadas à luz do paradigma compreensivo-interpretativo de Ricouer (2012) e Souza (2014). As informações contidas ao longo das narrativas destacaram a importância de uma formação docente com a grade curricular mais completa e contínua para lidar com as necessidades específicas dos alunos. Por fim, os resultados mostraram que a prática da inclusão exige um olhar atento e adaptativo, e que as identidades docentes são constituídas pelas experiências ao longo da sua jornada formativa. As experiências narrativas evidenciam preciosas vivências sobre como aprimorar a prática educacional e promover uma inclusão verdadeira e significativa.