O IMPACTO DA CONCORRÊNCIA DE MERCADO NA QUALIDADE DO SERVIÇO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v21i3.2121Resumo
Este artigo objetiva demonstrar a frágil relação entre as avaliações interna e externa da qualidade do serviço escolar e a imbricada relação entre pressão exercida pelo mercado e a qualidade do serviço educacional, tomados como base os processos de aferição dos serviços educacionais oferecidos por quatro unidades da Rede Educacional Adventista situadas na região do Recôncavo Baiano. Nesta análise denominamos de avaliação interna da qualidade aquela realizada pela própria instituição ou por sua mantenedora, utilizando indicadores padronizados e validados pela própria organização, eleitos como adequados à checagem e mensuração da qualidade em face dos objetivos corporativos; ao passo que, consideramos como avaliação externa, aquela que expressa a percepção do cliente ou tomador do serviço, com dados levantados a partir de pesquisa de opinião através de instrumento já validado na literatura e amplamente utilizado neste tipo de verificação. Partindo do pressuposto de que a escola é um espaço rico e complexo de aprendizagem e convivência, onde a atuação do diretor pode ser decisiva para o sucesso ou fracasso dos objetivos escolares, checou-se ainda, de forma secundária, o impacto que a avaliação do desempenho do gestor escolar exerce sobre a percepção do cliente a propósito da qualidade final do serviço prestado pela escola.