PRECEDENTES NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 2015

UMA ANÁLISE DOS PRECEDENTES COMO INSTRUMENTO DE CELERIDADE PROCESSUAL E SEGURANÇA JURIDICA

Autores

  • Sara Ketelyn Pereira dos Santos Faculdade Adventista da Bahia https://orcid.org/0009-0009-3902-832X
  • Israel Cunha Ferreira Faculdade Adventista da Bahia
  • Thiago dos Santos Siqueira Faculdade Adventista da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v21i01.2096

Resumo

O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo principal abordar a questão dos Precedentes Judiciais no Código de Processo Civil de 2015, analisando sua função como instrumento para a celeridade processual e a segurança jurídica. Dessa forma, o estudo aqui desempenhado, inicia apresentando as duas tradições jurídicas mais importantes para um futuro desenvolvimento do sistema de precedentes: civil law e common law. Em seguida, será demonstrado como, apesar do Brasil adotar o sistema da civil law, o constitucionalismo influenciou a adoção de mecanismos que refletem a common law. Posteriormente, serão apresentados os pontos conceituais dos precedentes judiciais, bem como a sua disposição no Código de Processo Civil de 2015. Após isso, serão examinados os princípios da segurança jurídica e celeridade processual para concluir se os precedentes judiciais vieram a colaborar com a celeridade, previsibilidade e estabilidade do direito. Diante do exposto, conclui-se que frente a morosidade judicial e a insegurança jurídica os precedentes judiciais servem como uma verdadeira garantia para os cidadãos, da efetivação dos princípios da celeridade processual e segurança jurídica. Para que fosse possível alcançar os resultados obtidos, foi adotada a metodologia exploratória, com ênfase em pesquisas bibliográficas, igualmente utilizada a metodologia documental, isso através da pesquisa qualitativa, uma vez que os resultados são baseados em percepções e análises de materiais disponíveis, sejam eles físicos ou eletrônicos.

Biografia do Autor

Sara Ketelyn Pereira dos Santos, Faculdade Adventista da Bahia

Graduanda em direito pela Faculdade Adventista da Bahia (FADBA), Cachoeira, Bahia. Monitora da matéria de Prática Cível - Processo Civil na FADBA. Integrante do grupo de pesquisa Gestão e Políticas Públicas: Avaliando a capacidade de Políticas Públicas de Saúde, Educação e Segurança no Município de Cachoeira-Bahia, da FADBA. Cachoeira, Bahia, Brasil.  Email: saraketelyn.corporativo@gmail.com. ORCID 0009-0009-3902-832X

Israel Cunha Ferreira, Faculdade Adventista da Bahia

Mestrado em Direito Processual Civil pela Faculdade Autônoma de Direito (FADISP). Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Escola Paulista de Direito (EPD). Pós-graduando em Direito Empresarial pela Escola Brasileira de Direito (EBRADI). Graduado em Direito pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Coordenador e Professor do Curso de Direito da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA). E-mail: israel.ferreira@adventista.edu.br. ORCID 0000-0002-5196-2432.

Thiago dos Santos Siqueira, Faculdade Adventista da Bahia

Mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Professor do Curso de Direito da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA). thiago.siqueira@adventista.edu.br - orcid.org/0009-0000-8388-4689.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Como Citar

Ketelyn Pereira dos Santos, S., Cunha Ferreira, I., & dos Santos Siqueira, T. (2024). PRECEDENTES NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 2015: UMA ANÁLISE DOS PRECEDENTES COMO INSTRUMENTO DE CELERIDADE PROCESSUAL E SEGURANÇA JURIDICA. Revista Formadores, 21(01). https://doi.org/10.25194/rf.v21i01.2096