MEDICALIZAÇÃO DA VIDA:

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v21i2.2055

Resumo

Atualmente o biopoder influencia vários contextos, como o da saúde e educação. Isso contribui para a perpetuação da patologização e medicalização dos sujeitos, o que descarta a compreensão da subjetividade. Para compreender como isso afeta a prática do psicólogo e influência na perpetuação da cultura medicalizante infantil, utilizamos uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de desenvolver uma reflexão crítica sobre sua atuação. Os resultados obtidos apresentaram uma necessidade de futuros estudos sobre a prática do psicólogo, mas concluímos que é do contexto escolar onde vem as principais demandas de psicodiagnósticos, e que mais contribui para essa visão medicalizadora.

Biografia do Autor

Hellen Mercês Silva Soarea, Faculdade Adventista da Bahia

Psicóloga no Colégio e Internato Adventista da Amazônia. Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE); Especialista em Andragogia e Educação de Adultos pela mesma instituição.

Wiriandson Pinto Siqueira, Faculdade Adventista da Bahia

Bacharel em Psicologia pela Faculdade Adventista da Bahia

Ana Flávia Soares Conceição, Faculdade Adventista da Bahia

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ( UFRB - 2011). Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (POSPSI - UFBA) na linha de Psicologia do Desenvolvimento. Especialização em neuropsicologia - FTC (2012). Atualmente é professora dos cursos de graduação e assessora técnica do curso de pós-graduação lato sensu em neuropsicologia da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA). Atua e tem experiência na área da neuropsicologia, avaliação neuropsicológica, psicologia do desenvolvimento, velhice, povos tradicionais e saúde mental. É integrante do Grupo de Pesquisa Neuropsicologia Clinica e Cognitiva (NEUROCLIC). 

Downloads

Publicado

2024-08-30

Como Citar

Silva Soarea, H. M., Pinto Siqueira, W., & Soares Conceição, A. F. (2024). MEDICALIZAÇÃO DA VIDA:: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista Formadores, 21(2). https://doi.org/10.25194/rf.v21i2.2055

Edição

Seção

Artigos