PERIODICIDADE DA CONSULTA ODONTOLÓGICA E ORIENTAÇÕES ADEQUADAS: IMPORTÂNCIA PARA SAÚDE ORAL DA POPULAÇÃO NEGRA

Autores

  • Natã Luis Bertussi Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Aguilar Diônatas Moreira Caetano Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Thaise Barbosa Machado Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Alexandre de Lima Macedo Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Francerese dos Santos Batista Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Juan Rene Barrientos Nava Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Wagner Barros da Silva Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Márcia Otto Barrientos Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Elenilda Farias de Oliveira Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Michelle Betty Becerra de Oliveira Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1897

Palavras-chave:

Consulta Odontológica, Saúde Bucal, Doenças Bucais

Resumo

Introdução: A política nacional de saúde bucal recomenda uma série de medidas essenciais, visando a promoção de saúde oral como também a regularidade nas consultas odontológicas. Fatores sociais, recursos financeiros, o medo e a falta de informação, levam a um baixo índice de conhecimento e cuidado com a saúde bucal de modo que o agendamento acontece de forma mais frequente somente quando há sintomatologia dolorosa, sendo esta acompanhada de problemas bucais mais agravados. Em geral, a manifestação das doenças bucais ocorre de forma leve, gradual e assintomática. A demora na procura de atendimento agrava o quadro clínico do paciente, podendo este necessitar de tratamentos de maior complexidade. A higiene oral, através da orientação profissional, traz efeitos benéficos em relação à diminuição dos agravos de doenças e colabora com o bem-estar do paciente.

Objetivo: Analisar a regularidade de consultas odontológicas e o conhecimento sobre higiene bucal.

Método: Trata-se de um estudo analítico, transversal e quantitativo, aprovado pelo comitê de Ética da Faculdade Adventista da Bahia, conforme CAAE 45556221 4 0000.0042, realizado na Clínica Escola da Faculdade Adventista da Bahia com a participação de 300 indivíduos de ambos os sexos, maiores de 18 anos, moradores do Recôncavo Baiano e autodeclarados negros, mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os dados foram obtidos pelo preenchimento de um questionário, o qual continha perguntas sobre doenças sistemáticas diagnosticadas. As respostas foram registradas e analisados no programa SPSS® versão 20.0 e apresentados em forma de frequência absoluta e relativa.

Resultados parciais: Participaram da pesquisa 300 indivíduos, dos quais 176 (58,6%) afirmaram realizar consultas periódicas ao dentista, contrastando com 118 (39,3%) que responderam não realizar consultas e 6 (2,0%) abstinências de repostas. Entre a população pesquisada 180 (60,0%) responderam que sua última consulta foi em um período menor que 1 ano; 51 (17,0%), que sua última consulta foi de 1 a 2 anos; 56 (18,6%), se consultaram a mais de 2 anos; 6 (2,0%), nunca foram ao dentista e 6 (2,3%) abstiveram de responder. Quanto à orientação de higiene bucal, 45 indivíduos (15,0%) disseram que não tiveram, sendo que 248 indivíduos (82,6%) relataram que já receberam orientações e 7 indivíduos (2,3%) não informaram a esse respeito. Tais resultados podem auxiliar o cirurgião dentista sobre a compreensão que esta população apresenta acerca da saúde oral e dessa forma pode-se intervir no modo de cuidado e incentivo promovidos pela odontologia.

Descritores: Consulta Odontológica; Saúde Bucal; Doenças Bucais.

Eixo temático: Ciências da Saúde.

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

Luis Bertussi, N., Diônatas Moreira Caetano, A., Barbosa Machado, T., Lima Macedo, A., Santos Batista, F., Rene Barrientos Nava, J., Barros da Silva, W., Otto Barrientos, M., Farias de Oliveira , E., & Betty Becerra de Oliveira, M. (2023). PERIODICIDADE DA CONSULTA ODONTOLÓGICA E ORIENTAÇÕES ADEQUADAS: IMPORTÂNCIA PARA SAÚDE ORAL DA POPULAÇÃO NEGRA. Revista Formadores, 20(Suplementar), e1897. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1897