NÍVEIS DE PROCALCITONINA EM UMA POPULAÇÃO DO RECÔNCAVO BAIANO
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1880Palavras-chave:
Pró-Calcitonina, Periodontite, BiomarcadorResumo
Introdução: A procalcitonina é uma proteína produzida pelo organismo em resposta à infecção bacteriana e seus níveis séricos podem aumentar significativamente nessas situações. A periodontite é desenvolvida em resposta ao acúmulo de biofilme, seguido da placa bacteriana na superfície do dente, levando a uma destruição progressiva dos tecidos periodontais. A periodontite uma doença oral comum caracterizada por uma inflamação crônica e, por vezes, agressiva. A ausência de um biomarcador para a periodontite dificulta o monitoramento da evolução da doença. Em casos de periodontite avançada e agressiva, é possível que ocorra uma resposta inflamatória sistêmica mais intensa, podendo resultar em níveis elevados de marcadores inflamatórios, incluindo a procalcitonina. Os níveis séricos de procalcitonina em pacientes com periodontite pode atuar não apenas como um guia para avaliar a carga bacteriana, mas também como um preditor de perda de níveis de inserção clínica.
Objetivo: Avaliar os níveis de procalcitonina em uma população do recôncavo baiano estudada para presença de periodontite.
Método: Aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA), sob o registro do CAAE 45556221.4.0000.0042, estudo de caráter transversal, caso-controle com moradores do recôncavo baiano. O grupo caso é composto por indivíduos com diagnóstico de periodontite (n = 44) e o grupo controle por indivíduos sem o diagnóstico de periodontite (n = 44). O diagnóstico de periodontite foi efetuado com os critérios de Gomes-Filho et al. 2018, que consiste em 2 dentes apresentando um ou mais sítios com profundidade de sondagem ≥4 mm, perda de inserção clínica ≥3 mm e sangramento à sondagem em um mesmo local. Houve coleta sanguínea com o uso do anticoagulante EDTA, sendo separados 2 mL de plasma. Os níveis de procalcitonina humana no plasma foram quantificados utilizando o método sanduíche de fase sólida do Ensaio de Imunoadsorção Enzimática Ligada à Enzima (ELISA) com o Human Procalcitonin ELISA Kit (Thermo Fischer) em leitora de microplacas de ELISA a 450 nm. Os dados foram tabulados no software SPSS® v.20.0.0 de onde foram obtidos os resultados descritivos e o teste de normalidade. A curva padrão foi obtida com o Excel® versão 2304.
Resultados parciais: A amostra foi composta por 57 (64,8%) mulheres e 31 (35,2%) homens, sendo 80 (90,9%) autodeclarados negros. Na dosagem de procalcitonina foram encontradas concentração mínima de 132 pg/mL e máxima de 2792 pg/mL. Utilizou-se como teste de normalidade o Kolmogorov-Smirnov com valor p = 0,012. Devido a este resultado, obteve-se a mediana da concentração de procalcitonina 602 pg/mL com os respectivos valores dos intervalos interquartílicos 452,0 e 829,5 pg/mL. O coeficiente de determinação da curva padrão foi igual a R² 0,998 que indica um nível de confiança de 99,8%. Mostra-se conveniente o presente estudo com a procalcitonina na busca de marcadores inflamatórios para o acompanhamento do tratamento em pacientes com doença periodontal. Esta pesquisa faz parte do estudo da saúde bucal da população negra do recôncavo baiano, ESB-Popnerb, e seguirá para as próximas etapas estatísticas.
Descritores: Pró-Calcitonina; Periodontite; Biomarcador.
Eixo temático: Ciências da saúde.