NÍVEIS DE PROCALCITONINA EM UMA POPULAÇÃO DO RECÔNCAVO BAIANO

Autores/as

  • Wilhiane Silva Lima Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Lorena Santos Souza Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Allan Israel Fortaleza Santos Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Daniel Gomes da Silva Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Leandro Henrique da Silva Neiva Souto Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Maurício Ferreira de Souza Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Ana Vitória Ribeiro Teixeira Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Jônatas Barbosa Fabrício da Silva Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Elenilda Farias de Oliveira Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Márcia Otto Barrientos Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1880

Palabras clave:

Pró-Calcitonina, Periodontite, Biomarcador

Resumen

Introdução: A procalcitonina é uma proteína produzida pelo organismo em resposta à infecção bacteriana e seus níveis séricos podem aumentar significativamente nessas situações. A periodontite é desenvolvida em resposta ao acúmulo de biofilme, seguido da placa bacteriana na superfície do dente, levando a uma destruição progressiva dos tecidos periodontais. A periodontite uma doença oral comum caracterizada por uma inflamação crônica e, por vezes, agressiva. A ausência de um biomarcador para a periodontite dificulta o monitoramento da evolução da doença. Em casos de periodontite avançada e agressiva, é possível que ocorra uma resposta inflamatória sistêmica mais intensa, podendo resultar em níveis elevados de marcadores inflamatórios, incluindo a procalcitonina. Os níveis séricos de procalcitonina em pacientes com periodontite pode atuar não apenas como um guia para avaliar a carga bacteriana, mas também como um preditor de perda de níveis de inserção clínica.

Objetivo: Avaliar os níveis de procalcitonina em uma população do recôncavo baiano estudada para presença de periodontite.

Método: Aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA), sob o registro do CAAE 45556221.4.0000.0042, estudo de caráter transversal, caso-controle com moradores do recôncavo baiano. O grupo caso é composto por indivíduos com diagnóstico de periodontite (n = 44) e o grupo controle por indivíduos sem o diagnóstico de periodontite (n = 44). O diagnóstico de periodontite foi efetuado com os critérios de Gomes-Filho et al. 2018, que consiste em 2 dentes apresentando um ou mais sítios com profundidade de sondagem ≥4 mm, perda de inserção clínica ≥3 mm e sangramento à sondagem em um mesmo local. Houve coleta sanguínea com o uso do anticoagulante EDTA, sendo separados 2 mL de plasma. Os níveis de procalcitonina humana no plasma foram quantificados utilizando o método sanduíche de fase sólida do Ensaio de Imunoadsorção Enzimática Ligada à Enzima (ELISA) com o Human Procalcitonin ELISA Kit (Thermo Fischer) em leitora de microplacas de ELISA a 450 nm. Os dados foram tabulados no software SPSS® v.20.0.0 de onde foram obtidos os resultados descritivos e o teste de normalidade. A curva padrão foi obtida com o Excel® versão 2304.

Resultados parciais: A amostra foi composta por 57 (64,8%) mulheres e 31 (35,2%) homens, sendo 80 (90,9%) autodeclarados negros. Na dosagem de procalcitonina foram encontradas concentração mínima de 132 pg/mL e máxima de 2792 pg/mL. Utilizou-se como teste de normalidade o Kolmogorov-Smirnov com valor p = 0,012. Devido a este resultado, obteve-se a mediana da concentração de procalcitonina 602 pg/mL com os respectivos valores dos intervalos interquartílicos 452,0 e 829,5 pg/mL. O coeficiente de determinação da curva padrão foi igual a R² 0,998 que indica um nível de confiança de 99,8%. Mostra-se conveniente o presente estudo com a procalcitonina na busca de marcadores inflamatórios para o acompanhamento do tratamento em pacientes com doença periodontal. Esta pesquisa faz parte do estudo da saúde bucal da população negra do recôncavo baiano, ESB-Popnerb, e seguirá para as próximas etapas estatísticas.

Descritores: Pró-Calcitonina; Periodontite; Biomarcador.

Eixo temático: Ciências da saúde.

Publicado

2023-12-01

Cómo citar

Silva Lima, W., Santos Souza, L., Israel Fortaleza Santos, A., Gomes da Silva, D., Henrique da Silva Neiva Souto, L., Ferreira de Souza, M., Vitória Ribeiro Teixeira, A., Barbosa Fabrício da Silva, J., Farias de Oliveira, E., & Otto Barrientos, M. (2023). NÍVEIS DE PROCALCITONINA EM UMA POPULAÇÃO DO RECÔNCAVO BAIANO. Revista Formadores, 20(Suplementar), e1880. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1880