AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS COM DIAGNÓSTICO DE ASMA

Autores

  • Ana Victória Ribeiro Soares Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Francielly dos Santos Silva Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Paloma Silva Lopes Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1869

Palavras-chave:

Asma, Aptidão Física, Comportamento Sedentário, Saúde do Estudante, Ensino Superior

Resumo

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas inferiores e compromete diretamente a qualidade de vida de crianças e adultos. Sendo assim, é um problema recorrente de saúde pública no Brasil.¹

Pode-se identificar a asma como uma das alterações do aparelho respiratório que reduz a capacidade funcional de um indivíduo para a realização de atividades da vida diária.²

Muitos estudos limitam-se às repercussões e desenvolvimento da asma junto ao público infantil, apenas. Em contrapartida, no Brasil, 4,4% das pessoas com 18 anos de idade ou mais, referiram diagnóstico médico de asma.³ Portanto, existe a necessidade de analisar como essa comorbidade afeta jovens universitários, pois, sendo essa uma fase ativa e de maior produtividade, os indivíduos adultos necessitam usufruir de plena capacidade funcional, de modo a evitar prejuízos em suas atividades de vida diária.

A partir dessa perspectiva, poderão ser desenvolvidas estratégias visando minimizar as limitações e restrições secundárias à asma, de acordo com o perfil etário estudado.

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Publicado

2023-11-30

Como Citar

Victória Ribeiro Soares, A., Santos Silva , F., & Silva Lopes, P. (2023). AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS COM DIAGNÓSTICO DE ASMA. Revista Formadores, 20(Suplementar), e1869. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1869