AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS COM DIAGNÓSTICO DE ASMA
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1869Palabras clave:
Asma, Aptidão Física, Comportamento Sedentário, Saúde do Estudante, Ensino SuperiorResumen
A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas inferiores e compromete diretamente a qualidade de vida de crianças e adultos. Sendo assim, é um problema recorrente de saúde pública no Brasil.¹
Pode-se identificar a asma como uma das alterações do aparelho respiratório que reduz a capacidade funcional de um indivíduo para a realização de atividades da vida diária.²
Muitos estudos limitam-se às repercussões e desenvolvimento da asma junto ao público infantil, apenas. Em contrapartida, no Brasil, 4,4% das pessoas com 18 anos de idade ou mais, referiram diagnóstico médico de asma.³ Portanto, existe a necessidade de analisar como essa comorbidade afeta jovens universitários, pois, sendo essa uma fase ativa e de maior produtividade, os indivíduos adultos necessitam usufruir de plena capacidade funcional, de modo a evitar prejuízos em suas atividades de vida diária.
A partir dessa perspectiva, poderão ser desenvolvidas estratégias visando minimizar as limitações e restrições secundárias à asma, de acordo com o perfil etário estudado.