RETROMARKETING, CAMPANHA PUBLICITÁRIA, OREO E CASTELO RÁ-TIM-BUM, PUBLICIDADE.

Autores

  • Adelina Maria da Conceição Galdino de Lima Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Camila Barbosa Amaral Faculdade Adventista de Minas Gerais (FADMINAS)
  • Elvis Magno da Silva Faculdade Adventista de Minas Gerais (FADMINAS)
  • Ricardo dos Santos Ferreira Faculdade Adventista de Minas Gerais (FADMINAS)
  • Dayse Mota Rosa Pinto Faculdade Adventista de Minas Gerais (FADMINAS)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1852

Palavras-chave:

Retromarketing, Campanha Publicitária, Oreo e Castelo Rá-Tim-Bum, Publicidade

Resumo

O mundo do marketing está em constante evolução, e as empresas buscam incansavelmente novas técnicas para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Uma dessas técnicas é o retromarketing, que consiste em utilizar elementos do passado para estabelecer conexões emocionais com o público.

O retromarketing é uma abordagem de marketing que surgiu nos Estados Unidos e no Reino Unido, e foi desenvolvida por Stephen Brown, considerado o "pai" do conceito. Esse método envolve a reanimação ou relançamento de produtos ou serviços de períodos históricos anteriores, com ou sem atualizações para os padrões contemporâneos. Ele é baseado na nostalgia pelo passado e é uma estratégia conservadora que aposta em algo que já foi testado e provado.

Através do retromarketing, as empresas buscam evocar sentimentos de nostalgia e familiaridade nos consumidores, criando assim uma conexão mais profunda e duradoura com a marca. Essa técnica tem sido amplamente utilizada em diversas campanhas publicitárias, como é o caso da Campanha Oreo e Castelo Rá-Tim-Bum, foco da análise do presente estudo.

Downloads

Publicado

2023-11-30

Como Citar

Maria da Conceição Galdino de Lima, A., Barbosa Amaral, C., Magno da Silva, E., Santos Ferreira, R., & Mota Rosa Pinto, D. (2023). RETROMARKETING, CAMPANHA PUBLICITÁRIA, OREO E CASTELO RÁ-TIM-BUM, PUBLICIDADE. Revista Formadores, 20(Suplementar), e1852. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1852

Edição

Seção

V COSUDI - Ciências Sociais Aplicadas - Resumo Expandido