RETROMARKETING, CAMPANHA PUBLICITÁRIA, OREO E CASTELO RÁ-TIM-BUM, PUBLICIDADE.
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1852Palabras clave:
Retromarketing, Campanha Publicitária, Oreo e Castelo Rá-Tim-Bum, PublicidadeResumen
O mundo do marketing está em constante evolução, e as empresas buscam incansavelmente novas técnicas para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Uma dessas técnicas é o retromarketing, que consiste em utilizar elementos do passado para estabelecer conexões emocionais com o público.
O retromarketing é uma abordagem de marketing que surgiu nos Estados Unidos e no Reino Unido, e foi desenvolvida por Stephen Brown, considerado o "pai" do conceito. Esse método envolve a reanimação ou relançamento de produtos ou serviços de períodos históricos anteriores, com ou sem atualizações para os padrões contemporâneos. Ele é baseado na nostalgia pelo passado e é uma estratégia conservadora que aposta em algo que já foi testado e provado.
Através do retromarketing, as empresas buscam evocar sentimentos de nostalgia e familiaridade nos consumidores, criando assim uma conexão mais profunda e duradoura com a marca. Essa técnica tem sido amplamente utilizada em diversas campanhas publicitárias, como é o caso da Campanha Oreo e Castelo Rá-Tim-Bum, foco da análise do presente estudo.