ESTUDOS DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL NO COTIDIANO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1835Palavras-chave:
Etnografia em Educação, Psicologia Educacional, Educação BásicaResumo
As pesquisas na área da Psicologia Educacional vêm acompanhando o desenvolvimento e as discussões acerca do processo de ensino e aprendizagem. No início do século XX, a pesquisa se dava por métodos positivistas com objetivo de mensurar e classificar a capacidade de aprendizagem. No entanto, se transformou e assumiu novas perspectivas, optando por pesquisas mais qualitativas com objetivo de avaliar três dimensões julgadas relevantes para uma investigação sistemática do cotidiano escolar: 1) o encontro professor-aluno-conhecimento nas situações sociointeracionistas de sala de aula, 2) as relações construídas pelos agentes da instituição escolar, 3) os fatores socioculturais mais amplos que afetam a dinâmica escolar1.
Nessa perspectiva, a abordagem etnográfica tem se mostrado um importante instrumental. A Etnografia em Educação é um método que possibilita um olhar aproximado ou imerso do cotidiano escolar, considerando o contexto cultural, econômico, sociopolítico e subjetivo. Se caracteriza por documentar o não documentado; obter, como produto do trabalho analítico, sempre uma descrição; permanecer longamente no campo; construir conhecimentos e descrever realidades particulares2. São instrumentos da metodologia de Etnografia em Educação: a observação participante, entrevistas, conversas informais, análise documental e de registros produzidos durante a observação. Como método de pesquisa científica, a Etnografia em Educação é uma ferramenta potencial para a produção de saberes na área da Psicologia Educacional3,4.