ESTUDOS DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores/as

  • Adriana Aguiar Toledo Andrade Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)
  • Vivian Nathalia Rodrigues Malaquias Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)
  • Mônica Aparecida de Souza Schink Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)
  • Edna Rosa Correia Neves Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1835

Palabras clave:

Etnografia em Educação, Psicologia Educacional, Educação Básica

Resumen

As pesquisas na área da Psicologia Educacional vêm acompanhando o desenvolvimento e as discussões acerca do processo de ensino e aprendizagem. No início do século XX, a pesquisa se dava por métodos positivistas com objetivo de mensurar e classificar a capacidade de aprendizagem. No entanto, se transformou e assumiu novas perspectivas, optando por pesquisas mais qualitativas com objetivo de avaliar três dimensões julgadas relevantes para uma investigação sistemática do cotidiano escolar: 1) o encontro professor-aluno-conhecimento nas situações sociointeracionistas de sala de aula, 2) as relações construídas pelos agentes da instituição escolar, 3) os fatores socioculturais mais amplos que afetam a dinâmica escolar1.

Nessa perspectiva, a abordagem etnográfica tem se mostrado um importante instrumental. A Etnografia em Educação é um método que possibilita um olhar aproximado ou imerso do cotidiano escolar, considerando o contexto cultural, econômico, sociopolítico e subjetivo. Se caracteriza por documentar o não documentado; obter, como produto do trabalho analítico, sempre uma descrição; permanecer longamente no campo; construir conhecimentos e descrever realidades particulares2. São instrumentos da metodologia de Etnografia em Educação: a observação participante, entrevistas, conversas informais, análise documental e de registros produzidos durante a observação. Como método de pesquisa científica, a Etnografia em Educação é uma ferramenta potencial para a produção de saberes na área da Psicologia Educacional3,4.

Publicado

2023-11-30

Cómo citar

Aguiar Toledo Andrade, A., Nathalia Rodrigues Malaquias, V., Aparecida de Souza Schink, M., & Rosa Correia Neves, E. (2023). ESTUDOS DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL NO COTIDIANO ESCOLAR. Revista Formadores, 20(Suplementar), e1835. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1835