O LOUVOR COMO POSSIBILIDADE PROMOTORA DE SAÚDE MENTAL COM JOVENS UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Ana Clara Melo de Goes de Jesus Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Marcelle Mendes Cerqueira Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Ana Paula Da Silva Conceição Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Suzana Araújo Fortunato Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Samara do Rosário Lobo Santana Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Isadora Facundes Dos Santos Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Allisson Gabriel Farias Santos Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Demétrio Kened Ribeiro Cotrim Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Erik de Souza Lago Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Ellen Zoppi dos Santos Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Anselmo Cordeiro de Souza Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1800

Palavras-chave:

Louvor, Saúde mental, Universitários, Promoção da saúde

Resumo

No Brasil, estudos recentes sobre a adaptação à universidade são ainda pouco numerosos (por exemplo, Mercuri & Polydoro, 2003; Joly, Santos & Sisto, 2005; Primi, Santos & Vendramini, 2002; Schleich, 2006; Vendramini & cols., 2004). Contudo, pode-se considerar como ponto comum a conclusão de que as experiências, principalmente durante o primeiro ano na universidade são muito importantes para a permanência no ensino superior, para o sucesso acadêmico dos estudantes e para a construção de sua própria identidade (Pascarella e Terenzini, 2005; Reason, Terenzini & Domingo, 2006). De acordo com Almeida e Santos (2001), entre as múltiplas e complexas tarefas com que os jovens são confrontados neste momento de transição educativa, os autores salientam as tarefas associadas a quatro varáveis: intrapsicológica (de natureza cognitiva e psicossocial), interpessoal, acadêmica (curso) e contextual (instituição).

Assim, o estudante necessita ajustar-se a todo um conjunto de mudanças, e o apoio encontrado junto dos pares, na família e nos professores, parece ser decisivo para este processo (Machado & Almeida, 2000). No entanto, se não encontra, se não identifica este suporte, ou se tende a não solicitar a ajuda de que necessita para os seus problemas, pode desenvolver defesas que levam a um retraimento emocional menos compatível com o bem-estar psicológico, intensificando os níveis de ansiedade e depressão. Desse modo, ressalta-se a necessidade de ferramentas que visam auxiliar a manutenção do bem-estar psíquico diante a esses contextos.  

A espiritualidade refere-se à experiência de contato com algo que transcende as realidades normais da vida. Significa experimentar uma força interior que supera as próprias capacidades (Boff, 2006). Ela manifesta-se como religiosa, quando essa transcendência repercute de tal forma na transformação da vida da pessoa que o experimentado não se explica apenas por forças contidas na interioridade da pessoa, mas é sentido como a presença de um absoluto, identificado como Deus.             Logo, a influência da religiosidade sobre a saúde mental é um fenômeno resultante de vários fatores como: estilo de vida, suporte social, um sistema de crenças, práticas religiosas, formas de expressar estresse, direção e orientação espiritual (Moreira Almeida, Lotufo Neto, & Koenig, 2006). Em consonância a esse panorama, propõe-se a discussão da religião como agente promotor de saúde psíquica.

Por outro lado, destaca-se, que no sentido de promover a saúde, evidencia-se como fundamental uma abordagem interdisciplinar, ao qual objetiva a prevenção, tratamento e cura de agravos de saúde. Atualmente popularizou-se ações que extrapolam ambientes como consultórios e unidades de saúde. Dentre essas práticas terapêuticas complementares e integrativas mais usadas destaca-se a música como recurso terapêutico. Assim, fazendo uso da vantagem de que a música é fácil de ser aceita por estudantes universitários, através de psicoterapia musical individual e atividades de aconselhamento musical em grupo, podemos ajudar os estudantes universitários a aliviar emoções ruins, resolver conflitos psicológicos e promover a melhoria da personalidade, o que é exigido pela situação atual da educação em saúde mental em faculdades e universidades (Carter e Panisch, 2021).

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Publicado

2023-11-30

Como Citar

Melo de Goes de Jesus, A. C., Mendes Cerqueira, M., Da Silva Conceição, A. P., Araújo Fortunato, S., Rosário Lobo Santana, S., Facundes Dos Santos, I., Gabriel Farias Santos, A., Kened Ribeiro Cotrim, D., Souza Lago, E., Zoppi dos Santos , E., & Cordeiro de Souza, A. (2023). O LOUVOR COMO POSSIBILIDADE PROMOTORA DE SAÚDE MENTAL COM JOVENS UNIVERSITÁRIOS. Revista Formadores, 20(Suplementar), e1800. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1800

Edição

Seção

V COSUDI - Ciências da Saúde - Produção Técnica e Tecnológica (resumo expandido)