ANÁLISE DO MARKETING DE RELACIONAMENTO NAS MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS DE UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA

Autores

  • Caroline Cavalcante Martins
  • Rodrigo Cesar Reis de Oliveira Ufal
  • João Henriques de Sousa Júnior
  • Rodrigo Gameiro Guimaraes
  • Madson Bruno da Silva Monte

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v16i1.1686

Palavras-chave:

Midias Sociais, Finanças

Resumo

Diante de um cenário altamente competitivo que pressiona as organizações a se adequarem às novas tecnologias, o marketing se apresenta como uma área fundamental para a conquista e fidelização de clientes. Particularmente, o marketing de relacionamento tem se destacado como grande aliado das organizações, a partir da satisfação das necessidades, estabelecendo relações e fidelizando seus consumidores. Nesse contexto, as instituições bancárias têm ampliado seus canais de autosserviço, de modo virtual, com o intuito de melhorar seus relacionamentos com seus usuários, bem como estão admitindo as mídias sociais digitais como ferramentas facilitadoras no processo de comunicação entre empresa e consumidor, principalmente na promoção de seus produtos bancários. Diante do exposto, o objetivo deste artigo é analisar o uso do marketing de relacionamento nos perfis oficiais da instituição bancária Itaú Personnalité, nas mídias sociais digitais Facebook e Instagram. Com a finalidade de responder ao objetivo de analisar o uso de estratégias do marketing de relacionamento nos perfis oficiais da instituição nas mídias sociais digitais Facebook e Instagram, esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, descritivo e de abordagem mista, uma vez que faz uso de métodos quantitativo e qualitativo. Verificou-se que a instituição bancária Itaú Personnalité se utiliza das mídias sociais (Facebook e Instagram) para manter relacionamento amplo e duradouro com seus clientes. Tendo sido evidenciado que a página do Facebook apresentou maior nível de interação e engajamento, o que pode ser justificado pelo elevado número de seguidores, quando comparado ao Instagram. Dessa forma, percebe-se que o relacionamento a partir das mídias sociais tem sido uma prática estratégica e fundamental para o banco em estudo.

Biografia do Autor

Caroline Cavalcante Martins

Administradora, com experiência no setor bancário – Graduada em Administração
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC), da Universidade
Federal de Alagoas

João Henriques de Sousa Júnior

Doutor em Administração (UFSC), Mestre em Administração (UFPE), Especialista em
Gestão Pública (IFPE) e em Educação Financeira (FACUMINAS), Bacharel em
Administração (UFPE). Atualmente é Professor Auxiliar na Universidade de
Pernambuco - FCAP/UPE e Professor contratado do curso de Administração da FASUP
(Faculdade de Ensino Superior de Paulista)

 

Rodrigo Gameiro Guimaraes

Graduação (2005) e Mestrado (2007) em Administração pela Universidade Federal de
Pernambuco (UFPE), doutorado (2018) em Administração (Estudos Organizacionais)
pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professor
adjunto da Universidade Federal de Alagoas.

Madson Bruno da Silva Monte

Doutorado em Engenharia de Produção (2018), Mestrado em Engenharia de Produção
(2015) e Engenheiro Químico (2012) pela Universidade Federal de Pernambuco.
Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Economia, Administração e
Contabilidade da Universidade Federal de Alagoas (FEAC - UFAL). Professor do
Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP)

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

Cavalcante Martins, C., Reis de Oliveira, R. C., s de Sousa Júnior, J. H., Gameiro Guimaraes, R., & da Silva Monte, M. B. (2023). ANÁLISE DO MARKETING DE RELACIONAMENTO NAS MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS DE UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA. Revista Formadores, 16(1). https://doi.org/10.25194/rf.v16i1.1686