ANÁLISE DO MARKETING DE RELACIONAMENTO NAS MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS DE UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA

Autores/as

  • Caroline Cavalcante Martins
  • Rodrigo Cesar Reis de Oliveira Ufal
  • João Henriques de Sousa Júnior
  • Rodrigo Gameiro Guimaraes
  • Madson Bruno da Silva Monte

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v16i1.1686

Palabras clave:

Midias Sociais, Finanças

Resumen

Diante de um cenário altamente competitivo que pressiona as organizações a se adequarem às novas tecnologias, o marketing se apresenta como uma área fundamental para a conquista e fidelização de clientes. Particularmente, o marketing de relacionamento tem se destacado como grande aliado das organizações, a partir da satisfação das necessidades, estabelecendo relações e fidelizando seus consumidores. Nesse contexto, as instituições bancárias têm ampliado seus canais de autosserviço, de modo virtual, com o intuito de melhorar seus relacionamentos com seus usuários, bem como estão admitindo as mídias sociais digitais como ferramentas facilitadoras no processo de comunicação entre empresa e consumidor, principalmente na promoção de seus produtos bancários. Diante do exposto, o objetivo deste artigo é analisar o uso do marketing de relacionamento nos perfis oficiais da instituição bancária Itaú Personnalité, nas mídias sociais digitais Facebook e Instagram. Com a finalidade de responder ao objetivo de analisar o uso de estratégias do marketing de relacionamento nos perfis oficiais da instituição nas mídias sociais digitais Facebook e Instagram, esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, descritivo e de abordagem mista, uma vez que faz uso de métodos quantitativo e qualitativo. Verificou-se que a instituição bancária Itaú Personnalité se utiliza das mídias sociais (Facebook e Instagram) para manter relacionamento amplo e duradouro com seus clientes. Tendo sido evidenciado que a página do Facebook apresentou maior nível de interação e engajamento, o que pode ser justificado pelo elevado número de seguidores, quando comparado ao Instagram. Dessa forma, percebe-se que o relacionamento a partir das mídias sociais tem sido uma prática estratégica e fundamental para o banco em estudo.

Biografía del autor/a

Caroline Cavalcante Martins

 

 

João Henriques de Sousa Júnior

 

 

Rodrigo Gameiro Guimaraes

Graduação (2005) e Mestrado (2007) em Administração pela Universidade Federal de
Pernambuco (UFPE), doutorado (2018) em Administração (Estudos Organizacionais)
pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professor
adjunto da Universidade Federal de Alagoas.

Madson Bruno da Silva Monte

Doutorado em Engenharia de Produção (2018), Mestrado em Engenharia de Produção
(2015) e Engenheiro Químico (2012) pela Universidade Federal de Pernambuco.
Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Economia, Administração e
Contabilidade da Universidade Federal de Alagoas (FEAC - UFAL). Professor do
Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP)

Citas

BERRY, L. L. Relationship Marketing. In: BERRY, L. L.; SHOSTACK, G. L.; UPAH, G. D. (Ed.) Emerging

Perspectives on Service Marketing. American Marketing Association, Chicago, 1983.

FEBRABAN. Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2018. Federação Brasileira de Bancos.

Disponível em: http://www.ciab.org.br/publicacoes/#pesquisa-febraban . Acesso: 27 de

janeiro de 2020.

FEBRABAN. Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2020. Federação Brasileira de Bancos.

Disponível em: https://cmsportal.febraban.org.br/Arquivos/documentos/PDF/Pesquisa%20

Febraban%20de%20Tecnologia%20Banc%C3%A1ria%202020%20VF.pdf. Acesso: 20 de julho de

FORBES. O Facebook está se tornando uma rede para o público mais velho?. Disponível em:

https://forbes.com.br/colunas/2019/03/o-facebook-esta-se-tornando-uma-rede-para-o-publicomais-

velho/. Acesso em: 20 de julho de 2020.

GUMMESSON, E. From relationship marketing to total relationship marketing and beyond. Journal

of Services Marketing, v. 31, n. 1, p. 16-19, 2017.

HANNA, R.; ROHM, A.; CRITTENDEN, V. We’re all connected: The power of the social media

ecosystem. Business Horizons, v. 54, n. 3, p. 265-273, 2011.

HUANG, M. The influence of relationship marketing investments on customer gratitude in retailing.

Journal of Business Research, v. 68, p. 1318-1323, 2015.

KEMP, S. Digital around the word in april 2020. We are Social, 2020. Disponível em: https://

wearesocial.com/blog/2020/04/digital-around-the-world-in-april-2020 . Acesso em: 17 de julho de

KIETZMANN, J. H.; HERMKENS, K.; MCCARTHY, I. P.; SILVESTRE, B. S. Social media? Get serious!

Understanding the functional building blocks of social media. Business Horizons, v. 54, n. 3, p.

-251, 2011.

LARA, R. D.; GOSLLING, M. S. Um modelo de gestão do relacionamento entre os cidadãos e a

administração pública. Revista Eletrônica de Administração (READ), v. 22, n. 2, maio/agosto, 2016.

MENDES, O. V.; CONCEIÇÃO, D. A.; MENDES, O. V.; SARQUES, A. B. PRÁTICAS DE MARKETING NO

FACEBOOK: ESTUDO EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Revista Borges, v. 10, n. 1,

RAPATÃO, M. A. M.; MALAGOLLI, G. A.; MELO, L. E. O marketing de relacionamento como

estratégia de retenção de clientes no comércio: um estudo de caso do município de Taquaritinga

– SP. Interface Tecnológica, v. 15, n. 1, 2018.

RIBEIRO, S. F.; MONTEIRO, R. R. P. Marketing digital e marketing de relacionamento: interação

e engajamento como determinantes do crescimento de páginas do Facebook. Navus - Revista de

Gestão e Tecnologia, v. 5, n. 3, p. 42-59, 2015.

SCUSSEL, F. B. C.; PETROLL, M. D. L. M.; SEMPREBON, E.; ROCHA, R. A. O que é, afinal, Marketing

de Relacionamento? Uma proposta de conceito unificador. Revista de Ciências da Administração

(RCA), v. 19, n. 48, 2017.

SOUSA JÚNIOR, J. H. “Novos” consumidores, “novos” mercados: A inclusão de grupos

marginalizados e seus reflexos no varejo brasileiro. Pimenta Cultural, 2020.

Publicado

2023-03-31

Cómo citar

Cavalcante Martins, C., Reis de Oliveira, R. C., s de Sousa Júnior, J. H., Gameiro Guimaraes, R., & da Silva Monte, M. B. (2023). ANÁLISE DO MARKETING DE RELACIONAMENTO NAS MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS DE UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA. Revista Formadores, 16(1). https://doi.org/10.25194/rf.v16i1.1686