O SOFRIMENTO PSÍQUICO E O PRAZER NO TRABALHO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Iraildes Macêdo da Silva FADBA
  • Wilma Raquel Barbosa Ribeiro Faculdade Adventista da Bahia - FADBA

Palabras clave:

Professor, Saúde, Trabalho.

Resumen

O presente artigo analisou o sofrimento psíquico e o prazer no trabalho de professores do Ensino Fundamental de Cachoeira-BA. O trabalho satisfatório determina prazer, alegria e, sobretudo, saúde, tratando-se de um investimento afetivo. Enquanto que o trabalho penoso, desprovido de significação, sem reconhecimento é uma fonte de ameaças à integridade física e ou psíquica. O problema desta pesquisa surge mediante essas implicações: Que elementos existentes no ambiente de trabalho estão relacionados às vivências de prazer e sofrimento do professor? O presente estudo buscou analisar os elementos existentes na organização e nas condições de trabalho que influenciam a saúde mental do professor das séries iniciais. Tratou-se de um estudo qualitativo, com base na teoria da Psicodinâmica do trabalho apresentada por Dejours (1999), do qual participaram oito professoras dos anos iniciais de escolas públicas de Cachoeira-BA. Para coleta de dados foram utilizadas entrevistas individuais com roteiro semi-estruturado. Para análise dos dados foi realizada a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Foi possível identificar no cotidiano do trabalho das professoras, elementos que têm contribuído para o sofrimento, como: a indisciplina dos alunos, a carga excessiva de trabalho e a ausência dos pais na escola; assim como os sinais de adoecimento como, problemas de audição, problemas na voz, pressão alta e também doenças de herpes devido ao estresse. Os elementos identificados relacionados com o prazer no trabalho foram: reconhecimento pelos pais e alunos, os relacionamentos com os colegas, pais e alunos, como também a satisfação de ensinar algo a outros. Foi também verificada a realização de atividades extra-escolares como estratégia defensiva de enfrentamento.

Biografía del autor/a

Wilma Raquel Barbosa Ribeiro, Faculdade Adventista da Bahia - FADBA

Graduação em Psicologia, Mestrado em Psicologia Social e Doutoranda em Psicologia Social e do Trabalho. Atuo como docente da Faculdade Adventista da Bahia, departamento de Psicologia.

Citas

ALMEIDA, Vânia Hirle. Projeto de pesquisa. 2010. 01 f. Notas de aula.

ALMEIDA, G. Pra que somar se agente pode dividir? Abordagens integradoras em saúde, trabalho e ambiente. Dissertação (mestrado em saúde publica) – Ensp/ Fiocruz, Rio de Janeiro, 2000.

AUBERT, N. (1993). A neurose profissional. In J.F. Chanlat. (Org.). O indivíduo na organização (pp. 163-189). São Paulo: Atlas.

BARDIN, L. Analise de conteúdo. Lisboa, 1977.

BRITO, J. ATHAYDE, M; NEVES, M. Y. (Orgs.). Programa de formação em saúde, gênero e trabalho nas escolas: caderno de método e procedimentos. João Pessoa: UFPb, 2003.

BRITO, J; BARROS, M.E.; NEVES, M.;ATHAYDE, M.(orgs). Trabalhar na Escola? Só inventando o prazer. Rio de Janeiro: Edições, 2001.

CANGUILHEM, G. o normal e o patológico. 3. Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária,1990.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos e misto.Trad.Luciana de Oliveira da Rocha. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

DEJOURS, C. A Loucura do trabalho. São Paulo: Oboré; 1987.

_________, C. O corpo entre a biologia e a psicanálise. Porto Alegre: Arte Médica, 1988.

_________, C. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1992.

_________, C. Uma nova visão do sofrimento humano nas organizações. O individuo na organização: dimensões esquecidas. São Paulo: Atlas, 1993.

________, C. A banalização da injustiça social. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 1999.

DEJOURS, C. & ABDOUCHELI, E. Intinerário Teórico em psicopatologia do Trabalho. In: Psicodinâmica do trabalho: contribuições da escola dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho.São Paulo:Atlas,1994.

DEJOURS, C.; ABDOUCHELI, E.; JAYET, C. Psicodinâmica do trabalho: contribuições da escola dejouriana à analise de relação prazer, sofrimento e trabalho. São Paulo: Atlas, 1994.

DEJOURS, C.; CRU, D. Saberes de prudência nas profissões da construção civil: nova contribuição da psicologia do trabalho à análise da prevenção de acidentes na construção civil. Revista Brasileira de Saúde ocupacional, V 15, Nº 59, P.30-34, Julh/Ago/set.,1987.

FREITAS, Eduardo de. A situação do professor brasileiro. Disponível em: acesso em: 7 abri.2011.

FIGUEIREDO, Marcelo; ATHAYDE, M.; BRITO, J.; ALVAREZ D.. Labirintos do trabalho. Rio de Janeiro: 2004.

FREUD, Anna. Defesas e mecanismo de defesa. Disponível em: Acessado em: 24 out 2010.

GASPARINI, Sandra Maria; BARRETO, Maria Sandhi; ASSUNÇÃO, Ada Ávila. O professor, as condições de trabalho e os efeitos sobre sua saúde. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 189-199, maio/ago. 2005.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas da pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

HACKMAN, J.R.; G. OLDHAM. Motivação através do trabalho de design: Teste de uma teoria, Comportamento Organizacional e Desempenho Humano 16, 250-79, 1976.

KURY, Gama. Dicionário Gama Kury da Língua Portuguesa. São Paulo: FTD, 2002.

LIPP, M. N. (org.). O stress do professor. 5 ed. Campinas: Papirus, 2007.

LAURELL A.C, NOGUEIRA, M. Processo de produção e saúde. São Paulo: Hucitec, 1989.

MARTINS, G.A; THEOPHILO, C, R. Metodologia da investigação cientifica para ciências e investigação aplicada. São Paulo. Atlas, 2007.

MACHADO, M.H. Gestão e ética no trabalho. Observatório de Recursos humanos em saúde. Disponível em:<http://www.ensp.fiocruz.br>. Acessado em: 03 de maio/2011.

MACHADO, M. N. M. Uma metodologia para pesquisa do domínio social histórico. Memorandum, 9, 57-64, 2005.

MINAYO, M. C. de S. (org) O desafio do conhecimento – Pesquisa Quantitativa em Saúde. 8º ed. São Paulo. HUCITEC - ABRASCO, 2004.

MURTA, Cláudia. Magistério e sofrimento psíquico: contribuição para uma leitura psicanalítica da escola. On-line 2002. Disponível em: Acessado em:17 de abril/2011.

MURTA, S. M; GOODEY, B. Interpretação do patrimônio para visitantes: um quadro conceitual. In: MURTA, S. M.; ALBANO, C. (Orgs.) Interpretar o Patrimônio: um exercício do olhar. Belo Horizonte: Ed. UFMG; Território Brasilis, 2002.

NEVES, M. Y. Trabalho docente e saúde mental: a dor e a delícia de ser (estar) professora. 1999. 277 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) – Instituto de Psiquiatria, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, Luciara de Souza Bispo. Saúde mental e trabalho: a realidade atual do docente. 2009. 57 f. Monografia (Licenciatura em pedagogia) Faculdade Adventista de Educação do Nordeste.

REVISTA BRASILEIRA DE SAÚDE OCUPACIONAL. São Paulo: Fundacentro, 1991-1999.

VASCONCELLOS, Celso S. Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. 7. ed. São Paulo: Libertad,1996.

VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Publicado

2014-06-18

Cómo citar

Macêdo da Silva, I., & Barbosa Ribeiro, W. R. (2014). O SOFRIMENTO PSÍQUICO E O PRAZER NO TRABALHO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Formadores, 7(3), 63. Recuperado a partir de https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/480