A COMUNICAÇÃO ESCOLAR E AS TICs: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA GESTÃO EDUCACIONAL – UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores/as

  • Eduardo Pedro de Oliveira UNASP
  • Giza Guimarães Pereira Sales UNASP

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v22i4.2308

Resumen

Resumen 

Este estudio es una revisión integradora de la literatura sobre la comunicación escolar, con énfasis en la educación básica. La comunicación eficaz en el entorno escolar es esencial para la gestión educativa y para la integración de la comunidad escolar, promoviendo un ambiente más colaborativo e inclusivo. La investigación se realizó mediante consultas sistemáticas en tres bases de datos: Portal de Periódicos CAPES, SciELO y ERIC. Los principales hallazgos indican que las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) desempeñan un papel fundamental en la gestión del conocimiento y en la innovación pedagógica. Sin embargo, desafíos como la formación insuficiente de docentes y gestores, la resistencia al cambio y la infraestructura inadecuada aún limitan la adopción efectiva de estas tecnologías. A partir del análisis realizado, se propone una mayor capacitación de los profesionales de la educación y el perfeccionamiento de las estrategias de comunicación escolar para promover una educación más eficiente y accesible.

Palabras clave: comunicación escolar. gestión educativa. TIC. formación docente. innovación pedagógica.

Biografía del autor/a

Eduardo Pedro de Oliveira, UNASP

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Alagoas (2018).Pós Graduado em coordenação pedagógica e gestão escolar pela Universidade Estácio de Sá Rio de Janeiro(2022) Mestrando em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2024), Aluno do Programa de Capacitação em estudos Teológicos da Faculdade Adventista da Bahia (2024). Atualmente é diretor escolar- Instituição Adventista Nordeste Brasileira na cidade de Teresina-PI. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: adventismo, sábado, educação, escatologia, gestão escolar, bíblia e indígenas.

Giza Guimarães Pereira Sales, UNASP

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de Marília; Mestra em Educação pelo PPGE-FFC-UNESP - Marília (bolsa CNPq ); Possui Pós-graduação em Psicopedagogia clínico institucional e Pós graduação em Gestão da Educação Infantil; Cursou graduação em Pedagogia pela - UNESP e Graduação em Letras pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Atua como Docente permanente no Mestrado Profissional em Educação no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP- EC) e nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, História e Música; Docente e Produtora de conteúdos EAD; Palestrante, Coordenadora institucional do Programa Residência Pedagógica - CAPES - UNASP - Tricampi (Editais: 2020-2021; 2022-2023).Tem experiência como coordenadora pedagógica e vice-diretora da educação infantil no município de Marília - SP.; Sócia fundadora do ESPAÇO POTENCIAL "Associação de Pais e Amigos da Criança e do Jovem Autista" - Marília- SP; Líder do "AGOGE: Grupo de Estudos e pesquisas Filosofia e História da Educação" - Vinculado ao Mestrado Profissional em Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP. Vice-líder do :"Grupo de Pesquisa "HiDEA - Brasil: História das disciplinas escolares e acadêmicas no Brasil", vinculado ao PPGE da FFC-UNESP- Marília; Participou entre os anos de 2006-2012 dos grupos de pesquisas: GEPAEFE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração da Educação e Formação de Educadores; do GP- FORME - Formação do Educador; e GPHELLB - Grupo de pesquisa em História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil. É autora de artigos científicos publicados em periódicos científicos, capítulos de livros, textos completos, resumos expandidos e resumos simples publicados em anais de eventos nacionais e internacionais. Atua principalmente nos seguintes temas: Pesquisa Histórica em Educação; Formação de Professores; Ensino confessional, Ensino Superior; Formação docente, Fundamentos Históricos e filosóficos da Educação, Fundamentos da Educação infantil, Organização do trabalho pedagógico, Organização escolar brasileira, Legislação escolar.; Educação integral; Gestão educacional. (contato: gizasales@gmail.com; giza.sales@gmail.com; giza.sales@unasp.edu.br). (Texto informado pelo autor)

Publicado

2025-12-10

Cómo citar

Oliveira, E. P. de, & Guimarães Pereira Sales, G. (2025). A COMUNICAÇÃO ESCOLAR E AS TICs: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA GESTÃO EDUCACIONAL – UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Formadores, 22(4). https://doi.org/10.25194/rf.v22i4.2308