CAPACIDADES DINÂMICAS E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v21i2.2142

Resumen

O presente estudo adotou uma abordagem metodológica básica e descritiva, concentrando-se na coleta de dados quantitativos com arcabouço otimizado de informações. Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre capacidades dinâmicas e transformação digital em uma Instituição de Ensino Superior (IES), fundamentou-se em um referencial teórico destacando capacidades adaptativas, absortivas e inovativas. A metodologia desenvolveu-se por meio de uma revisão bibliográfica embasada em teses, dissertações e artigos científicos. Adicionalmente, o estudo incorporou uma abordagem empírica quantitativa, aplicando 35 questionários aos membros nos níveis organizacionais, visando compreender o objeto de estudo na área educacional. Os resultados destacaram a "Capacidade Inovativa" como a mais proeminente na IES, com eficiência tecnológica e uso de plataformas digitais para inovação, elementos-chave na estratégia de transformação digital da instituição. Essas descobertas contribuem para a compreensão das capacidades dinâmicas e fornecem insights valiosos para gestores e pesquisadores.

Biografía del autor/a

Joamerson Araujo Silva, Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste

Graduando em Ciências Contábeis Centro Universitário Adventista do Nordeste (UNIAENE). Bacharel em Administração pela Faculdade Adventista da Bahia (FADBA). Pós-graduando em Comunicação e Marketing digital pela Faculdade do Líbano.

Marcos Silva Santos , Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste

Bacharel em Administração. Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

Jó Santos da Silva , Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste

Mestre em Administração. Universidade Católica de Salvador (UNIFACS)

Társila do Carmo Santos Silva , Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste

Graduanda em Administração Centro Universitário Adventista do Nordeste (UNIAENE). Graduanda em Jornalismo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Sara Ellen Lima Leal , Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste

Graduanda em Psicologia Centro Universitário Adventista do Nordeste (UNIAENE). Graduanda em Jornalismo Universidade Estácio de Sá.

Publicado

2024-08-30

Cómo citar

Araujo Silva, J., Silva Santos , M., Santos da Silva , J., do Carmo Santos Silva , T., & Lima Leal , S. E. (2024). CAPACIDADES DINÂMICAS E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. Revista Formadores, 21(2). https://doi.org/10.25194/rf.v21i2.2142