FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PRÁTICA NEUROPSICOPEDAGÓGICA FRENTE ÀS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DE CRIANÇAS NEGRAS COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v21i3.2123Resumen
O presente artigo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Neuropsicopedagogia Escolar pela Faculdade Adventista da Bahia. A pesquisa que tem por objetivo compreender o processo de formação de professores da educação básica frente ao processo neuropsicopedagógico e as relações étnico-raciais de crianças negras com deficiência. Neste intuito, nossa principal intenção é conhecer e dialogar sobre as contribuições da Neuropsicopedagogia para o processo de formação inicial e continuada de professores que atuam como alunos duplamente estereotipados estigmatizados pelas questões sociais frente a deficiência, que por vezes impossibilita o seu desenvolvimento social e cognitivo. A metodologia que tornou possível a produção textual como resultado este trabalho caracteriza-se pela realização de revisão bibliográfica que emerge de uma pesquisa de natureza qualitativa. Portanto, o resultado desta pesquisa, colabora para o entendimento de que os professores da educação básica, ao se depararem com alunos negros e com necessidades educacionais especiais e/ou deficiências necessitam revisitar o habitar à docência munindo-se das colaborações das neurociências, em especial a Neuropsicopedagogia, mas se desvencilhando de quaisquer formas de discriminação. Além de perceber os indivíduos negros em sua totalidade e refletindo a importância de sua posição de agente modificador das realidades destes alunos que convivem com as interseccionalidades das deficiências e as questões étnico-raciais.