EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO EFETIVO DE RESSOCIALIZAÇÃO DO APENADO

Autores/as

  • Gustavo Schulz de Oliveira Fadba
  • Hiran Souto Coutinho Junior
  • Thiago dos Santos Siqueira

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v21i01.2098

Resumen

O último relatório disponibilizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública indicou números alarmantes, acerca da população carcerária brasileira, bem como de seu índice de reincidência. Nesta ótica, o presente trabalho busca analisar a importância da educação como mecanismo de alcance da prevenção especial positiva da pena, ou seja, a finalidade reeducativa intrínseca à prevenção. Assim, utilizando como metodologia, a pesquisa bibliográfica de caráter explicativo, através de levantamento bibliográfico de fontes primárias e secundárias, buscou-se como objetivo geral investigar o papel da educação como meio ressocializador no ambiente prisional frente à postura do estado em relação à prevenção especial positiva como finalidade da pena privativa de liberdade. Com base nisso, concluiu-se que a educação apresenta-se como mecanismo para o alcance da ressocialização do apenado e que o Estado tem falhado em implementar esse mecanismo dentro dos sistema carcerário, cumprindo apenas com a finalidade retributivista e marginalizando a ressocialização do preso.

Biografía del autor/a

Gustavo Schulz de Oliveira, Fadba

Aluno bacharelando do curso de Direito da Faculdade Adventista da Bahia (Fadba - 2020); Membro da CPA da instituição; Representante estudantil no colegiado do curso de direito; Presidente da Liga Academica Juridica - LAJUR; Membro da linha de pesquisa Gestão Pública, coordenada pelo docente Jorge Adriano.

Hiran Souto Coutinho Junior

Atualmente Docente nos Cursos de Bacharelado em Direito das faculdades FAN - Faculdade Nobre de Feira de Santana e da FADBA - Faculdade Adventista da Bahia; onde ministra disciplinas de Direito Penal (I, II, III e IV), Processo Penal (I e II) , Prática Penal, Estatuto da Criança e do Adolescente, Ciências Políticas, Direitos Humanos. Docente no curso de Pós-Graduação em Direito Penal e Processo Penal da UNIFACS/Laureate, da Pós-Graduação em Planejamento e Consultoria Contábil em Tributos (módulo de ilícitos tributários) da FSSS - Faculdade Santíssimo Sacramento de Alagoinhas e da Pós-Graduação em Pericias Forenses da UNEF - Universidade de Ensino Superior de Feira de Santana. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2014). Especialista em Direito do Estado pelo JUSPODIVM - Centro Preparatório para carreira jurídica (2012). Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador (2006) . Linha de pesquisa: Segurança Pública e Drogas. Registrado na Ordem dos Advogados do Brasil , OAB-BA 23005. Experiência na área de Direito Penal, Processo Penal, Segurança Pública, Direitos Humanos, Crimes sexuais, Estatuto da Criança e do Adolescente e Lei Maria da Penha.

Thiago dos Santos Siqueira

Mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), atualmente atuando como docente do curso de direito da Faculdade Adventista da Bahia.

Publicado

2024-04-23

Cómo citar

Schulz de Oliveira, G., Souto Coutinho Junior, H., & dos Santos Siqueira, T. (2024). EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO EFETIVO DE RESSOCIALIZAÇÃO DO APENADO. Revista Formadores, 21(01). https://doi.org/10.25194/rf.v21i01.2098