“VALHA-ME NOSSA SENHORA, MÃE DE DEUS DE NAZARÉ”:

UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA COMPADECIDA, NA OBRA DE ARIANO SUASSUNA, A PARTIR DO INSTITUTO DA MEDIAÇÃO.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v21i01.2077

Palabras clave:

Auto da Compadecida, Jurisdição, Conflitos sociais, Mediação Judicial.

Resumen

O presente trabalho busca analisar a atuação da Compadecida no julgamento existente na Obra de Ariano Suassuna denominada de “Auto da Compadecida”, a partir do Instituto da Mediação. Para isso, inicialmente, analisa-se sobre a atuação do Estado frente aos Conflitos existentes em uma sociedade, atrelando às situações vividas pelos personagens da peça. Em seguida, discorreu-se sobre o Julgamento como introdução ao Sistema Multiportas para a resolução de conflitos e a percepção do Acesso à Justiça. Logo após, discorreu-se sobre as possibilidades dos institutos autocompositivos e heterocompositivos como a Arbitragem, Negociação e a Conciliação e Mediação. Por fim, debruçou-se sobre a Mediação associando-a aos fatos narrados pelo autor quanto ao julgamento dos personagens e a atuação da mediadora A Compadecida, analisando sobre a ótica da mediação, função e características e o protagonismo das partes na tomada de posição frente aos conflitos. Para esse fim, aplicou-se as metodologias: pesquisa qualitativa, cuja base está através de referências bibliográficas; verificando sua adequação ao trabalho; As comparações com o posicionamento da personagem A Compadecida, observando sua similitude, sob a ótica jurídica, com o Instituto de Mediação devido o seguimento aos princípios e condutas esperadas e adequadas diante de um conflito.

Biografía del autor/a

Thifane de Cássia Silva dos Santos, FACUDALDADE ADVENTISTA DA BAHIA

Graduanda do 9º período do Curso de Direito da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA), atua como Estagiária do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) , integrante do Grupo de Pesquisa de Gestão Pública da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA), a linha de Acesso à Justiça em Comunidade Quilombolas da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA). 

Israel Cunha Ferreira, FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA

Mestrado em Direito Processual Civil pela Faculdade Autônoma de Direito (FADISP). Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Escola Paulista de Direito (EPD). Pós-graduando em Direito Empresarial pela Escola Brasileira de Direito (EBRADI). Graduado em Direito pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Coordenador e Professor do Curso de Direito da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

Thiago dos Santos Siqueira , Faculdade Adventista da Bahia

Mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Professor do Curso de Direito da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

Publicado

2024-04-23

Cómo citar

Silva dos Santos, T. de C., Cunha Ferreira, I., & dos Santos Siqueira , T. (2024). “VALHA-ME NOSSA SENHORA, MÃE DE DEUS DE NAZARÉ”: : UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA COMPADECIDA, NA OBRA DE ARIANO SUASSUNA, A PARTIR DO INSTITUTO DA MEDIAÇÃO. Revista Formadores, 21(01). https://doi.org/10.25194/rf.v21i01.2077