REFUGIADOS NO BRASIL

UMA COMPARAÇÃO LEGISLATIVA E SOCIAL SOBRE OS REFUGIADOS DA SÍRIA.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v21i01.2067

Palabras clave:

Refugiados sírios, Direitos dos refugiados, Migração forçada, Crise humanitária

Resumen

Este artigo aborda a situação dos refugiados sírios no Brasil em meio ao aumento dos movimentos migratórios globais. Com foco na legislação e nas políticas de integração, investiga os desafios enfrentados por esses refugiados, como acesso a serviços básicos, inclusão no mercado de trabalho, adaptação cultural e participação na comunidade local. A crise humanitária na Síria é destacada como um exemplo marcante de deslocamento em massa. A pesquisa busca identificar lacunas e obstáculos no processo de integração dos refugiados sírios no Brasil, fazendo uso da metodologia qualitativa e oferecendo insights para o desenvolvimento de políticas mais eficazes e sensíveis às suas necessidades. Os resultados encontrados com a presente pesquisa foram de comparações e ensinamentos referente ao padrão encontrado no acolhimento dos refugiados sírios. 

Palavras-chaves: Refugiados sírios; Acolhimento; Direitos dos refugiados; Migração forçada; Crise humanitária.

Biografía del autor/a

Ísis Keiko Kataoka Lima

Graduada em Bacharelado em Direito na Faculdade Nobre de Feira de Santana - FAN . Especialista em Direito Público pela Faculdade Legale. Mestre em Ciências Sociais pela UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Docente Universitária da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA) e da Faculdade Estácio de Feira de Santana (BA). Vice-Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Feira de Santana.

Thiago dos Santos Siqueira

Mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Professor do Curso de Direito da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

Publicado

2024-04-23

Cómo citar

Otto Barrientos, J., Keiko Kataoka Lima, Ísis, & dos Santos Siqueira , T. (2024). REFUGIADOS NO BRASIL: UMA COMPARAÇÃO LEGISLATIVA E SOCIAL SOBRE OS REFUGIADOS DA SÍRIA. Revista Formadores, 21(01). https://doi.org/10.25194/rf.v21i01.2067