A CONTRIBUIÇÃO DA DOUTRINA DA DEFESA DO CONSUMIDOR PARA O COMBATE DO CONSUMISMO INFANTOJUVENIL

Autores/as

  • Luis Eduardo Ribeiro Santos Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Adriane Silva Conceição Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Cleiton Henrique Pereira Marques Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Ana Cecilia Lima Reis Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Thaiana Duarte Nascimento Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Thais Silva dos Reis Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Welber Gonçalves de Oliveira Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Esdras Silva Sales Barbosa Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Ivo Pedro Gonzalez Junior Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1988

Palabras clave:

Propagandas abusivas, Direito do consumidor, Consumismo

Resumen

Introdução: Na sociedade contemporânea é notório que o alto índice de consumismo está se expandindo em uma velocidade assustadora, o que ocasiona em problemas graves para o consumidor. Diante disso, nota-se uma preocupação acerca das crianças e adolescentes que passam por um período de construção do tirocínio, o que corrobora na submissão a esse tipo de propaganda abusiva. No entanto, já existem mecanismos jurídicos que atuam na prevenção desse tipo de propaganda, como por exemplo, o Código de Defesa do Consumidor, e se faz necessário questionar como esse mecanismo pode contribuir no embate contra o consumismo infanto-juvenil.

Objetivo: Esse estudo tem como principal objetivo buscar compreender os instrumentos jurídicos respaldados na lei, além de tentar compreender até que ponto as estratégias publicitárias usadas para atrair o público infanto juvenil podem permear no nosso cotidiano.

Método: Este trabalho é um trabalho de caráter qualitativo oriunda de uma revisão bibliográfica. A pesquisa foi realizada com o auxílio de artigos científicos, normas jurídicas e doutrina. A investigação acerca do tema proposto foi realizada entre abril e maio de 2023.

Resultados (esperados/parciais): Espera-se analisar mecanismos já assegurados em lei com o intuito de erradicar o consumismo impróprio de crianças e adolescentes. É importante ressaltar que, a pesquisa tem o desejo de encontrar também novos mecanismos que possam auxiliar a fiscalização de propagandas abusivas e enganosas, que estão atreladas ao público infanto-juvenil e auxilie a população a ter uma mudança de mentalidade acerca dos paradigmas associados a essa falsa publicidade.

Palavras – chaves: Propagandas abusivas; Infanto-juvenil; Consumidor; Direito do consumidor; Prevenção.

Eixo temático: Ciências sociais aplicadas

Publicado

2023-12-04

Cómo citar

Eduardo Ribeiro Santos, L., Silva Conceição, A., Henrique Pereira Marques, C., Cecilia Lima Reis, A., Duarte Nascimento, T., Silva dos Reis, T., Gonçalves de Oliveira, W., Silva Sales Barbosa, E., & Pedro Gonzalez Junior, I. (2023). A CONTRIBUIÇÃO DA DOUTRINA DA DEFESA DO CONSUMIDOR PARA O COMBATE DO CONSUMISMO INFANTOJUVENIL . Revista Formadores, 20(Suplementar), e1988. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1988