LITERATURA INFANTIL COMO ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NA PRIMEIRA INFÂNCIA: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1843Palabras clave:
Literatura, Educação Infantil, Relato ExperiênciaResumen
A literatura infantil deve ser considerada como parte imprescindível da formação de leitores. Tem um papel social importante, pois os alunos começam a questionar o seu lugar na sociedade, a colocar questões e a se considerar um sujeito ativo no meio envolvente.
No entanto, existem vários fatores dificultam o acesso dos alunos à leitura, como o alto custo dos livros, a falta de apoio da família e a falta de leitura dos professores. Ressalta-se que a literatura é muito importante para a formação dos indivíduos, não só é considerada uma leitura livre, mas também uma atividade especial, que proporciona ao aluno a oportunidade de conhecer diversas obras literárias por meio da escola e a partir dela refletem.
Na sociedade atual, eles se veem como sujeitos restritos por sua formação social e recebem subsídios para transformar o meio envolvente. Esta pesquisa é relevante porque tem havido muita discussão sobre a formação efetiva de leitores e a importância da leitura na vida humana, mas não são tomadas medidas sobre o assunto.
Incorporar a literatura infantil na sala de aula e permitir que os professores desempenhem suas funções garantirá que os alunos possam refletir e analisar criticamente o mundo por meio de obras literárias. Ressalta-se que a formação de leitores é um processo, portanto o ensino da literatura deve estar inserido desde a pré-escola até a consolidação no ensino médio.
Em suma, a literatura desempenha um papel importante no processo de formação e reflexão crítica de leitores sobre o meio envolvente. Os professores desempenham um papel importante nesse processo, porque é o diálogo e o confronto entre a leitura e os alunos, e sobre a leitura. A opinião faz parte da motivação que deve vir do professor. Perante o exposto o presente trabalho busca responder: a literatura infantil é de fato uma alternativa para a formação de leitores?