LITERATURA INFANTIL COMO ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NA PRIMEIRA INFÂNCIA: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DOCENTE

Authors

  • Rízia Cristina Melo Faculdade Adventista de Minas Gerais (FADMINAS)
  • Elvis Magno da Silva Faculdade Adventista de Minas Gerais (FADMINAS)
  • Dayse Mota Rosa Pinto Faculdade Adventista de Minas Gerais (FADMINAS)
  • Daniela Reis Faculdade Adventista de Minas Gerais (FADMINAS)
  • Elenice Bacelar Abbud Faculdade Adventista de Minas Gerais (FADMINAS)
  • Ricardo Santos Ferreira Faculdade Adventista de Minas Gerais (FADMINAS)
  • Felipe Novaes Coelho Faculdade Adventista de Minas Gerais (FADMINAS)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1843

Keywords:

Literatura, Educação Infantil, Relato Experiência

Abstract

A literatura infantil deve ser considerada como parte imprescindível da formação de leitores. Tem um papel social importante, pois os alunos começam a questionar o seu lugar na sociedade, a colocar questões e a se considerar um sujeito ativo no meio envolvente.

No entanto, existem vários fatores dificultam o acesso dos alunos à leitura, como o alto custo dos livros, a falta de apoio da família e a falta de leitura dos professores. Ressalta-se que a literatura é muito importante para a formação dos indivíduos, não só é considerada uma leitura livre, mas também uma atividade especial, que proporciona ao aluno a oportunidade de conhecer diversas obras literárias por meio da escola e a partir dela refletem.

Na sociedade atual, eles se veem como sujeitos restritos por sua formação social e recebem subsídios para transformar o meio envolvente. Esta pesquisa é relevante porque tem havido muita discussão sobre a formação efetiva de leitores e a importância da leitura na vida humana, mas não são tomadas medidas sobre o assunto.

Incorporar a literatura infantil na sala de aula e permitir que os professores desempenhem suas funções garantirá que os alunos possam refletir e analisar criticamente o mundo por meio de obras literárias. Ressalta-se que a formação de leitores é um processo, portanto o ensino da literatura deve estar inserido desde a pré-escola até a consolidação no ensino médio.

Em suma, a literatura desempenha um papel importante no processo de formação e reflexão crítica de leitores sobre o meio envolvente. Os professores desempenham um papel importante nesse processo, porque é o diálogo e o confronto entre a leitura e os alunos, e sobre a leitura. A opinião faz parte da motivação que deve vir do professor. Perante o exposto o presente trabalho busca responder: a literatura infantil é de fato uma alternativa para a formação de leitores?

Published

2023-11-30

How to Cite

Cristina Melo, R., Magno da Silva, E., Mota Rosa Pinto, D., Reis, D., Bacelar Abbud, E., Santos Ferreira, R., & Novaes Coelho, F. (2023). LITERATURA INFANTIL COMO ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NA PRIMEIRA INFÂNCIA: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DOCENTE. Revista Formadores, 20(Suplementar), e1843. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1843