DIVERSIDADE CULTURAL: A FUNÇÃO PEDAGÓGICA NESTE CONTEXTO

Autores/as

  • Rayssa Brandão Silva Faculdade Adventista de Minas Gerais (FADMINAS)
  • Elvis Magno da Silva Faculdade Adventista de Minas Gerais (FADMINAS)
  • Dayse Mota Rosa Pinto Faculdade Adventista de Minas Gerais (FADMINAS)
  • Daniela Reis Faculdade Adventista de Minas Gerais (FADMINAS)
  • Elenice Bacelar Abbud Faculdade Adventista de Minas Gerais (FADMINAS)
  • Ricardo Santos Ferreira Faculdade Adventista de Minas Gerais (FADMINAS)
  • Felipe Novaes Coelho Faculdade Adventista de Minas Gerais (FADMINAS)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1838

Palabras clave:

Diversidade Cultural, Educação, Proposta Curricular

Resumen

Nos últimos anos, a sociedade tem sido instrumento de diversas transformações o que provocou o surgimento de novas realidades na educação e, concomitantemente, desencadeou um aumento de demandas realizadas aos docentes e à instituição escolar.

Falar sobre diversidade cultural é significativo a partir do instante em que a instituição escolar desenvolve uma metodologia pedagógica que busca atender aos alunos de maneira igualitária, dos mais competitivos aos mais colaborativos, dos oriundos de famílias tradicionais, dos mais sensíveis aos mais práticos e daqueles que se constituem de modelos distintos de formação familiar.

O multiculturalismo constitui o mundo atual e suas respostas são diversas. Por sua vez a escola, é um dos elementos essenciais nesse processo, no sentido de introduzir novas necessidades por meio da prática do multiculturalismo, o qual encaminha ao reconhecimento do outro, a contar de sua cultura.

A diversidade cultural é abordada como uma grande diversidade de culturas, as quais se destacam a contar do comportamento social, tais como os modelos de estruturação familiar, a diversidade linguística, moral, política, as diversas religiões, as edificações históricas de conjunturas sociais distintas, entre outros. Tais aspectos proporcionam ao estudante um aumento do seu saber com relação ao tema, ensinando-o a respeitar os distintos grupos sociais na sua vasta formação, possibilitando a edificação da formação cidadã do sujeito.

Publicado

2023-11-30

Cómo citar

Brandão Silva , R., Magno da Silva, E., Mota Rosa Pinto, D., Reis, D., Bacelar Abbud, E., Santos Ferreira, R., & Novaes Coelho, F. (2023). DIVERSIDADE CULTURAL: A FUNÇÃO PEDAGÓGICA NESTE CONTEXTO. Revista Formadores, 20(Suplementar), e1838. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1838