DIVERSIDADE CULTURAL: A FUNÇÃO PEDAGÓGICA NESTE CONTEXTO
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1838Keywords:
Diversidade Cultural, Educação, Proposta CurricularAbstract
Nos últimos anos, a sociedade tem sido instrumento de diversas transformações o que provocou o surgimento de novas realidades na educação e, concomitantemente, desencadeou um aumento de demandas realizadas aos docentes e à instituição escolar.
Falar sobre diversidade cultural é significativo a partir do instante em que a instituição escolar desenvolve uma metodologia pedagógica que busca atender aos alunos de maneira igualitária, dos mais competitivos aos mais colaborativos, dos oriundos de famílias tradicionais, dos mais sensíveis aos mais práticos e daqueles que se constituem de modelos distintos de formação familiar.
O multiculturalismo constitui o mundo atual e suas respostas são diversas. Por sua vez a escola, é um dos elementos essenciais nesse processo, no sentido de introduzir novas necessidades por meio da prática do multiculturalismo, o qual encaminha ao reconhecimento do outro, a contar de sua cultura.
A diversidade cultural é abordada como uma grande diversidade de culturas, as quais se destacam a contar do comportamento social, tais como os modelos de estruturação familiar, a diversidade linguística, moral, política, as diversas religiões, as edificações históricas de conjunturas sociais distintas, entre outros. Tais aspectos proporcionam ao estudante um aumento do seu saber com relação ao tema, ensinando-o a respeitar os distintos grupos sociais na sua vasta formação, possibilitando a edificação da formação cidadã do sujeito.