DEPRESSÃO EM IDOSOS
UMA DISCUSSÃO SOBRE ABANDONO FAMILIAR DE IDOSOS EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v16i3.1669Resumen
Introdução: O tema desse artigo é depressão em idosos frente ao abandono familiar em instituições de longa permanência. Aqui, questiona-se quais as principais consequências na saúde emocional dos idosos devido ao abandono familiar.
Objetivo: Analisar os principais aspectos da depressão em idosos abandonados em instituições de longa permanência. Como objetivos específicos o presente trabalho busca compreender quais os sinais e sintomas mais comuns da depressão em idosos institucionalizados e descrever a incidência e efeitos psíquicos e comportamentais da depressão em idosos nessas condições.
Metodologia: Trata-se de uma revisão da literatura de caráter narrativo. Foi-se pesquisado artigos científicos na plataforma Google Acadêmico a partir dos descritores “depressão”, “instituições de longa permanência” e “abandono familiar”, certificados nos Descritores em Ciências de Saúde (DECS). Foram usados artigos publicados entre os anos de 2018 e 2023.
Conclusão: O presente estudo de revisão sugere então que o processo de institucionalização potencializa o desenvolvimento da depressão no idoso. Essa hipótese se confirma no desenrolar dos sinais e sintomas que se manifestam no ato do abandono familiar nas Instituições de Longa Permanência para Idosos.