APRENDIZAGEM ATIVA E COLABORATIVA: UM RELATO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA GLOSSÁRIO DO MOODLE NO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

  • Leandro Oliveira de Menezes Faculdade Adventista da Bahia

Palabras clave:

Moodle, Glossário, Atividade Colaborativa, Ambiente Virtual de Aprendizagem

Resumen

O presente texto é um breve relato de experiência de uma atividade avaliativa realizada na Faculdade Adventista da Bahia, na turma de administração, 8º semestre, no semestre 2017.2, na disciplina Relações Globais. A atividade utilizou como recurso a ferramenta Glossário, do moodle, de modo a fomentar a produção colaborativa entre os estudantes. O objetivo deste relato é apresentar os procedimentos adotados para organização e execução da atividade, além de apresentar os resultados obtidos, de modo a contribuir com outros docentes que utilizam o moodle. Este texto indica aos colegas docentes que propor novos modelos de atividades avaliativas pode contribuir para novos olhares sobre a disciplina, e que, se por um lado, alguns dos objetivos não foram alcançados, por outro valeu a pena realiza-la tendo em vista que para os estudantes que participaram ativamente os ganhos na área da aprendizagem foram significativos.

Biografía del autor/a

Leandro Oliveira de Menezes, Faculdade Adventista da Bahia

Especialista em Administração e Qualidade, Docência para o Ensino Superior e Docência para Educação a Distância. É graduado em Administração e História. Atua como professor do ensino superior e educação básica.

Citas

MORÁN, J. Mudanças na Educação: Mudando a educação com metodologias ativas. São Paulo, v II, 2015.
TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: SENAC, 2010.

Publicado

2019-04-15

Cómo citar

Menezes, L. O. de. (2019). APRENDIZAGEM ATIVA E COLABORATIVA: UM RELATO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA GLOSSÁRIO DO MOODLE NO ENSINO SUPERIOR. Revista Formadores, 12(1), 69. Recuperado a partir de https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/1017