POLÍTICAS SOCIAIS DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: BREVE REFLEXÃO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS.
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v22i1.2151Abstract
Este artigo faz uma breve reflexão teórica sobre a relação entre políticas sociais e desenvolvimento econômico. Na tentativa de ilustrar tal exercício teórico, as políticas sociais de educação, materializadas nas experiências do impacto das universidades públicas na economia local e regional, serviram de modelo para nossa reflexão. Assim, as universidades, representou, em larga medida, referência para a abordagem da análise integrada entre políticas sociais de educação e desenvolvimento econômico. Desse modo, foi necessário refletir sobre: o papel histórico das políticas sociais e sua perspectiva dicotômica (governo e sociedade); a evolução do conceito de desenvolvimento; o enfoque sistêmico/interdependente na relação entre políticas sociais e desenvolvimento econômico; e a exposição de resultado de pesquisas recentes que evidenciam a estreita relação entre tais políticas sociais de educação e a dimensão econômico. Nesse sentido, a partir de uma discussão que vem ganhando espaço nas estratégias de governo e nos estudos das ciências sociais, esse artigo buscou demonstrar as implicações econômicas produzidas nas externalidades dessa política na dimensão econômica, dentre elas: seu efeito sobre a produção, sobre a renda, e sobre a geração de emprego, dentre outros. Nota-se, também, seu potencial na aglomeração e dinamização de novos empreendimentos.
Palavras-chave: Políticas sociais. Desenvolvimento econômico. Políticas de educação. Universidades públicas.