PRODUTO TECNOLÓGICO “SUOR E SANGUE”: WEBDOC DAS EVIDÊNCIAS HEROICAS DA HISTÓRIA DE CACHOEIRA, BAHIA, BRASIL.

Authors

  • Cauã Barbosa Almeida Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Mauricio Soriano Baião Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Carlos José Baião de Oliveira Junior Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Antônio Danilo Mato Grosso de Araújo Silva Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Wilian das Neves Barbosa Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Leonardo Nunes Leite Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Maxwell Silas da Silva Santana Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • João Paulo Santos Guedes Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Elen Gomes Silva Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Isaías Diniz Marques Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Alline Oliveira Vargas Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Jó Santos da Silva Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Anselmo Cordeiro de Souza Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Ivo Pedro Gonzalez Junior Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1755

Keywords:

Rio Paraguaçu, Fumo, Carmo, Cana-de-açúcar, Rosário, Independência

Abstract

A cidade de Cachoeira foi criada a margem do Rio Paraguaçu, sendo palco de vários acontecimentos históricos do século XVIII que influenciaram no futuro da Bahia e do Brasil. A cidade é rica em especiarias, possui uma rica história e patrimônio cultural preservado. A cidade possui uma grande beleza natural com muitas cachoeiras e rios, além do tombamento do conjunto arquitetônico e paisagístico, pelo Iphan. Sendo um centro de produção artesanal, onde é possível encontrar diversas peças de cerâmica, renda, bordados e uma das culinárias mais ricas do Estado da Bahia.

De acordo com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em 1693 foi criada a freguesia de Nossa Senhora Do Rosário do porto de Cachoeira, que recebia senhores de engenho e comerciantes. Além de ser um grande centro açucareiro, a vila de Cachoeira desenvolveu outras produções, como o tabaco, dando o primeiro passo para a “fundação” da vila de Cachoeira. Em 1756, antes mesmo de ser consagrada como vila definitivamente, Cachoeira já era tão rica, que o rei de Portugal (Dom José I) decidiu taxá-la (1).

A cidade se desenvolveu como polo distribuidor de mercadorias importadas e receptor de produtos regionais destinados à exportação, sendo a principal atividade econômica a produção de açúcar, cultivado por escravos nas lavouras (2) . Com a proibição do tráfico de escravos, as atividades açucareiras sofreram um declínio, mas o surgimento de engenhos centrais empregando mão de obra livre e qualificada causou alterações na economia (2). Outro produto de destaque foi o fumo, importante para o desenvolvimento econômico da região, sendo os alemães e portugueses os principais proprietários das fábricas fumageiras da cidade e região (2).

A importantíssima estação de Cachoeira foi aberta em 1876 e inicialmente não havia ponte que cruzasse o rio para a linha férrea, e com o aumento do movimento, o serviço de balsas do rio Paraguassu começou a não dar conta e uma ponte, chamada de Dom Pedro II teve de ser feita em 1885, está ligando a cidade de São Felix (3). O prédio foi construído a margem do rio, logo tendo uma curva acentuada da qual foi necessário criar um “rabicho” uma haste de manobra com 230m para ser feita a manobra, onde hoje fica a rua Manoel Vitorino (3).

Published

2023-11-30

How to Cite

Barbosa Almeida, C., Soriano Baião, M., Baião de Oliveira Junior, C. J., Mato Grosso de Araújo Silva, A. D., Neves Barbosa, W., Nunes Leite, L., Silas da Silva Santana, M., Santos Guedes , J. P., Gomes Silva, E., Diniz Marques, I., Oliveira Vargas, A., Santos da Silva, J., Cordeiro de Souza, A., & Gonzalez Junior , I. P. (2023). PRODUTO TECNOLÓGICO “SUOR E SANGUE”: WEBDOC DAS EVIDÊNCIAS HEROICAS DA HISTÓRIA DE CACHOEIRA, BAHIA, BRASIL. Revista Formadores, 20(Suplementar), e1755. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1755

Issue

Section

V COSUDI - Ciências Sociais Aplicadas - Produção Técnica e Tecnológica