A COMUNICAÇÃO ESCOLAR E AS TICs: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA GESTÃO EDUCACIONAL – UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Eduardo Pedro de Oliveira UNASP
  • Giza Sales UNASP

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v22i4.2308

Resumo

Resumo: Este estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura sobre a comunicação escolar, com foco na educação básica. A comunicação eficaz no ambiente escolar é essencial para a gestão educacional e para a integração da comunidade escolar, promovendo um ambiente mais colaborativo e inclusivo. A pesquisa foi realizada a partir de consultas sistemáticas em três bases de dados: Portal de Periódicos CAPES, SciELO e ERIC. Os principais achados indicam que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) desempenham um papel fundamental na gestão do conhecimento e na inovação pedagógica. No entanto, desafios como a formação inadequada de professores e gestores, a resistência à mudança e a infraestrutura insuficiente ainda limitam a adoção eficaz dessas tecnologias. A partir dos dados analisados, propõe-se uma maior capacitação dos profissionais da educação e o aprimoramento das estratégias de comunicação nas escolas para promover uma educação mais eficiente e acessível.

 

Palavras-chave: comunicação escolar. gestão educacional. TICs. formação de professores. inovação pedagógica.

Biografia do Autor

Eduardo Pedro de Oliveira, UNASP

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Alagoas (2018).Pós Graduado em coordenação pedagógica e gestão escolar pela Universidade Estácio de Sá Rio de Janeiro(2022) Mestrando em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2024), Aluno do Programa de Capacitação em estudos Teológicos da Faculdade Adventista da Bahia (2024). Atualmente é diretor escolar- Instituição Adventista Nordeste Brasileira na cidade de Teresina-PI. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: adventismo, sábado, educação, escatologia, gestão escolar, bíblia e indígenas.

Giza Sales , UNASP

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de Marília; Mestra em Educação pelo PPGE-FFC-UNESP - Marília (bolsa CNPq ); Possui Pós-graduação em Psicopedagogia clínico institucional e Pós graduação em Gestão da Educação Infantil; Cursou graduação em Pedagogia pela - UNESP e Graduação em Letras pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Atua como Docente permanente no Mestrado Profissional em Educação no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP- EC) e nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, História e Música; Docente e Produtora de conteúdos EAD; Palestrante, Coordenadora institucional do Programa Residência Pedagógica - CAPES - UNASP - Tricampi (Editais: 2020-2021; 2022-2023).Tem experiência como coordenadora pedagógica e vice-diretora da educação infantil no município de Marília - SP.; Sócia fundadora do ESPAÇO POTENCIAL "Associação de Pais e Amigos da Criança e do Jovem Autista" - Marília- SP; Líder do "AGOGE: Grupo de Estudos e pesquisas Filosofia e História da Educação" - Vinculado ao Mestrado Profissional em Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP. Vice-líder do :"Grupo de Pesquisa "HiDEA - Brasil: História das disciplinas escolares e acadêmicas no Brasil", vinculado ao PPGE da FFC-UNESP- Marília; Participou entre os anos de 2006-2012 dos grupos de pesquisas: GEPAEFE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração da Educação e Formação de Educadores; do GP- FORME - Formação do Educador; e GPHELLB - Grupo de pesquisa em História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil. É autora de artigos científicos publicados em periódicos científicos, capítulos de livros, textos completos, resumos expandidos e resumos simples publicados em anais de eventos nacionais e internacionais. Atua principalmente nos seguintes temas: Pesquisa Histórica em Educação; Formação de Professores; Ensino confessional, Ensino Superior; Formação docente, Fundamentos Históricos e filosóficos da Educação, Fundamentos da Educação infantil, Organização do trabalho pedagógico, Organização escolar brasileira, Legislação escolar.; Educação integral; Gestão educacional. (contato: gizasales@gmail.com; giza.sales@gmail.com; giza.sales@unasp.edu.br). (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2025-12-10

Como Citar

Oliveira, E. P. de, & Guimarães Pereira Sales, G. (2025). A COMUNICAÇÃO ESCOLAR E AS TICs: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA GESTÃO EDUCACIONAL – UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Formadores, 22(4). https://doi.org/10.25194/rf.v22i4.2308