CAPACIDADES DINÂMICAS E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v21i2.2142

Resumo

O presente estudo adotou uma abordagem metodológica básica e descritiva, concentrando-se na coleta de dados quantitativos com arcabouço otimizado de informações. Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre capacidades dinâmicas e transformação digital em uma Instituição de Ensino Superior (IES), fundamentou-se em um referencial teórico destacando capacidades adaptativas, absortivas e inovativas. A metodologia desenvolveu-se por meio de uma revisão bibliográfica embasada em teses, dissertações e artigos científicos. Adicionalmente, o estudo incorporou uma abordagem empírica quantitativa, aplicando 35 questionários aos membros nos níveis organizacionais, visando compreender o objeto de estudo na área educacional. Os resultados destacaram a "Capacidade Inovativa" como a mais proeminente na IES, com eficiência tecnológica e uso de plataformas digitais para inovação, elementos-chave na estratégia de transformação digital da instituição. Essas descobertas contribuem para a compreensão das capacidades dinâmicas e fornecem insights valiosos para gestores e pesquisadores.

Biografia do Autor

Joamerson Araujo Silva, Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste

Graduando em Ciências Contábeis Centro Universitário Adventista do Nordeste (UNIAENE). Bacharel em Administração pela Faculdade Adventista da Bahia (FADBA). Pós-graduando em Comunicação e Marketing digital pela Faculdade do Líbano.

Marcos Silva Santos , Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste

Bacharel em Administração. Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

Jó Santos da Silva , Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste

Mestre em Administração. Universidade Católica de Salvador (UNIFACS)

Társila do Carmo Santos Silva , Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste

Graduanda em Administração Centro Universitário Adventista do Nordeste (UNIAENE). Graduanda em Jornalismo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Sara Ellen Lima Leal , Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste

Graduanda em Psicologia Centro Universitário Adventista do Nordeste (UNIAENE). Graduanda em Jornalismo Universidade Estácio de Sá.

Downloads

Publicado

2024-08-30

Como Citar

Araujo Silva, J., Silva Santos , M., Santos da Silva , J., do Carmo Santos Silva , T., & Lima Leal , S. E. (2024). CAPACIDADES DINÂMICAS E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. Revista Formadores, 21(2). https://doi.org/10.25194/rf.v21i2.2142

Edição

Seção

Artigos