RECIFES DOS SABERES: A FORMAÇÃO DOCENTE COMO MOSAICO DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v21i3.2135

Resumo

Este estudo mergulha na formação de docentes da educação básica frente ao processo de inclusão de alunos com deficiência. O objetivo proposto, foi compreender como os docentes enfrentam e se adaptam aos desafios da inclusão, com ênfase na formação e prática docente por meio de narrativas, com o intuito de aprimorar a inclusão no ambiente educacional. A pesquisa, de natureza qualitativa, ancora-se na abordagem narrativa (auto)biográfica. Como método de coleta de informações, utilizou-se entrevistas narrativas, que foram gravadas, transcritas e analisadas à luz do paradigma compreensivo-interpretativo de Ricouer (2012) e Souza (2014).  As informações contidas ao longo das narrativas destacaram a importância de uma formação docente com a grade curricular mais completa e contínua para lidar com as necessidades específicas dos alunos. Por fim, os resultados mostraram que a prática da inclusão exige um olhar atento e adaptativo, e que as identidades docentes são constituídas pelas experiências ao longo da sua jornada formativa. As experiências narrativas evidenciam preciosas vivências sobre como aprimorar a prática educacional e promover uma inclusão verdadeira e significativa.

Biografia do Autor

Itielly Rios Lima, Colégio Adventista da Bahia

Coordenadora pedagógica no Colégio Adventista da Bahia, no segmento da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (UNIAENE).Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação (2015), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2018) e Ensinagem e Aprendizagem na Perspectiva da Educação Básica (2020) pela Faculdade Adventista da Bahia.  Membro do GEPEI - Grupos de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva na Universidade Estadual de Feira de Santana

Jéferson Felipe Gagliato, Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE)

Docente do Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE). Doutorando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Downloads

Publicado

2024-10-02

Como Citar

Rios Lima, I., & Gagliato, J. F. (2024). RECIFES DOS SABERES: A FORMAÇÃO DOCENTE COMO MOSAICO DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. Revista Formadores, 21(3). https://doi.org/10.25194/rf.v21i3.2135