Comportamento do consumidor de cosméticos: um estudo exploratório

Autores

  • Aline Cedraz de Cerqueira
  • Rodrigo Cesar Reis de Oliveira
  • José Bezerra Honório
  • Fabio Vinicius de Macedo Bergamo

Palavras-chave:

comportamento consumidor, cosméticos consumer behavior, cosmetics,

Resumo

O comportamento de compra do consumidor é uma área essencial do marketing e por isso  faz-se  necessário  o  seu  estudo.  O  mercado  de  cosméticos  mostrou  grande crescimento  nos  últimos  anos  e  por  isso  é  importante  estudar  o  comportamento  do consumidor  desse  tipo  de  produto.  O  presente  estudo  teve  como  objetivo  analisar  a Percepção dos Consumidores e Vendedores sobre o Processo de Compra de cosméticos. Para atingir o objetivo, os métodos de pesquisa utilizados foram o qualitativo, através de entrevistas  com  vendedoras  de  cosméticos.  E  o  quantitativo,  de  cunho  conclusivo descritivo, através de questionários aplicados com consumidores de cosméticos. A partir
da análise dos dados, constatou-se que os consumidores, em sua maioria, são mulheres adultas e solteiras. Entretanto, o público masculino mostrou um crescimento relevante na  aquisição  desses  produtos.  Quanto  à  aprendizagem,  percebeu-se  que  ela  ocorre  de forma deliberada e através de uma busca de informações sobre os produtos. E a teoria Behaviorista é a que melhor explica os processos de aprendizagem dos consumidores de cosméticos. Com relação às principais motivações, elas são baseadas nos benefícios e na satisfação que os cosméticos trazem aos consumidores, tendo os est ímulos interiores  – desejo de melhor aparência, bem-estar e autoestima  –  como principais motivadores para a compra de cosméticos. Os estilos  de vida diferenciam  o comportamento  de compra, visto que cada indivíduo procura aqueles produtos que se assemelham  aos seus gostos, preferências  e  personalidades.  Com  isso,  conclui-se  que  o comportamento  de  compra dos consumidores se dá a partir de um processo de busca de informações e benefícios percebidos.

Abstract

The buying behavior of the consumer is a key area of marketing and why it is necessary its study . The cosmetics market has shown steady growth in recent years and so it is important to study consumer behavior of this type of product. The present study aimed to analyze the perception of consumers and sellers on the Process of Buying cosmetics . To achieve the goal , the research methods used were qualitative , through interviews with sellers of cosmetics . And the quantitative, descriptive conclusive nature , through questionnaires  to  consumers  of  cosmetics.  From  the  data  analysis, it  was  found  that consumers , mostly adult women are unmarried. However, the male showed significant growth  in  the  purchase  of  these  products. As  for  learning  ,  it  was  realized  that  it  is deliberately  and  through  a  search  for  information  about  products. And  Behaviorist theory  is  the  one  that  best  explains  the  learning  processes  of  consumer  cosmetics. Regarding  the  main  motivations  ,  they  are  based  on  the  benefits  and  satisfaction  that cosmetics bringing consumers, taking stimuli interior  -  the desire to look better well  -being  and  self-esteem  -  as  key  motivators  for  buying cosmetics  .  Differentiate  the lifestyles buying behavior , as each individual seeks those products that rese mble their
tastes  ,  preferences  and  personalities  .  This  indicates  that  the  buying  behavior  of
consumers occurs through a process of information search and perceived benefits .

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Publicado

2013-10-29

Como Citar

Cedraz de Cerqueira, A., Reis de Oliveira, R. C., Bezerra Honório, J., & de Macedo Bergamo, F. V. (2013). Comportamento do consumidor de cosméticos: um estudo exploratório. Revista Formadores, 6(1), 128. Recuperado de https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/292