INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v21i3.2132

Resumo

Resumo: As demandas da atualidade deixam cada vez mais as crianças pequenas sem a assistência constante de suas mães, como consequência, as crianças vão para creches e escolas cada vez mais cedo. Consequentemente, algumas crianças entram na escola sem uma boa estrutura de autoconceito, autoestima e com demandas emocionais que afetarão suas vidas, suas interações sociais e seus processos educacionais. Contudo, a Inteligência Emocional na Educação Infantil é de fundamental importância para o desenvolvimento integral das crianças, pois é na Educação Infantil que as bases para o aprendizado e o bem-estar são estabelecidas, bem como a compreensão do eu e o cultivo das emoções são fundamentais nesse período da vida. O objetivo deste artigo é examinar o papel da educação emocional no desenvolvimento acadêmico das crianças na educação infantil, investigando como o ensino de habilidades socioemocionais podem influenciar e favorecer o desempenho escolar, o engajamento na aprendizagem, melhorar as interações sociais e relacionamento com os pares, e promover bem-estar psicológico e emocional, bem como perceber quais estratégias para desenvolver inteligência emocional são eficazes no ambiente escolar. Associado a este objetivo, buscou-se especificamente responder aos seguintes questionamentos: Quais são os impactos positivos da promoção da inteligência emocional desde os primeiros anos de vida? Como a educação emocional pode contribuir para o desenvolvimento social e acadêmico das crianças na Educação Infantil? e Quais são as estratégias para desenvolver Inteligência Emocional, para favorecer as habilidades socioemocionais e o bom desempenho acadêmico? Para responder tais questionamentos, a pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, de natureza básica e descritiva, e com procedimento bibliográfico. O estudo se embasa em teóricos e pesquisadores que possuem a leitura e os saberes na prática da inteligência emocional da criança no âmbito escolar como foco, sendo eles: Vygotsky (1930); Malaguzzi (1960); Goleman (1995); Antunes (2012); BNCC (2017); Bruner (1960).

Biografia do Autor

Adriene Portela Prado Corrêa, Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE)

Docente do Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE). Doutora em Educação com enfase em Instrução Curricular e Educação Especial e Inclusiva pelo Adventist International Institute of Advanced Studies (AIIAS). Mestre em Educação pelo Adventist International Institute of Advanced Studies (AIIAS) e graduada em pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Coordenadora do Projeto Um Sorriso pra Você na Clínica Escola do UNIAENE.

Adriele Ribeiro Santos, Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE)

Acadêmica do Curso de Pedagogia no Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE).

Kézia Barbosa Souza, Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE)

Acadêmica do Curso de Pedagogia no Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE).

Downloads

Publicado

2024-10-02

Como Citar

Portela Prado Corrêa, A., Santos, A. R., & Souza, K. B. (2024). INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Formadores, 21(3). https://doi.org/10.25194/rf.v21i3.2132