TRÍADE DA MULHER ATLETA, COMPORTAMENTO ALIMENTAR E SAÚDE ÓSSEA: PERSPECTIVAS PARA O TRATAMENTO E PREVENÇÃO

Autores

  • Francisca Taynára Brito de Sousa Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Katiane Sousa Silva Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Laryssa Gabrielle De Jesus Ferreira Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Larissa Ofenes da Silva Brito Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Nilza Santos Reis Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Leila Magda Rodrigues Almeida Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.2037

Palavras-chave:

Tríade, Mulher atleta, Tríade da mulher atleta, Comportamento alimentar

Resumo

Introdução: A prática de atividades físicas tornou-se uma realidade na vida de muitas mulheres nas últimas décadas. Embora essa prática traga inúmeros benefícios para a saúde feminina, como a prevenção de doenças cardíacas e diabetes, alguns estudos mostram que pode existir uma tríade formada por distúrbios alimentares, disfunções menstruais e osteoporose em mulheres que praticam atividade física de alta intensidade. Portanto, diante deste cenário de crescente participação das  mulheres em atividades  esportivas competitivas e não competitivas, muitas vezes não supervisionadas adequadamente, faz-se necessário avaliar e discutir sobre medidas para prevenção e tratamento da tríade da mulher atleta.

Objetivo: Revisar a literatura a cerca da relação entre a síndrome da mulher atleta, comportamento alimentar e saúde óssea, bem como explorar as perspectivas para o tratamento e prevenção dessas alterações.

Método: Trata-se de uma revisão integrativa, a partir de artigos indexados nas bases de dados  PubMed, SciELO e Biblioteca Virtual em Saúde, publicados de janeiro de 2012 a dezembro de 2022. Para isso, utilizou-se a conjugação dos descritores: Tríade; Mulher atleta; Tríade da mulher atleta e Comportamento alimentar, nos idiomas português, inglês e espanhol.

Resultados (esperados / parciais): Espera-se que esta revisão da literatura apresente uma visão geral da relação entre a síndrome da mulher atleta, comportamento alimentar e saúde óssea em mulheres. A revisão analisará os mecanismos que levam a essas alterações, bem como as diferentes formas de diagnosticar e tratar a condição. Espera-se que a revisão ofereça uma perspectiva atualizada sobre este importante problema de saúde pública, que afeta mulheres que praticam exercícios intensos e de alto desempenho. Além disso, espera-se que a revisão proponha estratégias práticas de prevenção e tratamento que possam ser implementadas pelos profissionais de saúde e educação física, a fim de reduzir o impacto da síndrome da mulher atleta na saúde feminina.

Descritores: Tríade; Mulher atleta; Tríade da mulher atleta; Comportamento alimentar.

Eixo temático: Ciências da Saúde

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Francisca Taynára Brito de Sousa, Katiane Sousa Silva, Laryssa Gabrielle De Jesus Ferreira, Larissa Ofenes da Silva Brito, Nilza Santos Reis, & Leila Magda Rodrigues Almeida. (2023). TRÍADE DA MULHER ATLETA, COMPORTAMENTO ALIMENTAR E SAÚDE ÓSSEA: PERSPECTIVAS PARA O TRATAMENTO E PREVENÇÃO. Revista Formadores, 20(Suplementar), e2037. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.2037